Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 27 de Outubro de 2006 às 07:18
Por: Ângela Fogaça

    Imprimir


Com a chegada da temporada de chuvas, os trabalhos de combate e prevenção a dengue em Sinop estão sendo intensificados. O coordenador municipal de Endemias, Francisco Crizanto Deluque, explicou ao Só Notícias que o índice de infestação no município está em 0,19%. "Um índice aceitável, mas não podemos deixar de prevenir e concentrar esforços para manter esse índice", afirmou.

Para isso, os agentes continuam visitando as residências e orientando os moradores. A secretaria ainda está fazendo mutirão de limpeza nos bairros com maior índice de infestação: Jardim Violetas, Boa Esperança, Maria Carolina, Imperial e Jardim das Oliveiras. Esse mutirão visa apenas a limpeza dos terrenos baldios. Cada morador deve ser responsável pela limpeza do quintal de sua residência.

"Por enquanto, a situação está tranquila, não temos recebido notificações", salientou Deluque. Também é feita a coleta de pneus velhos nas borracharias. "Esses pneus são levados para o lixão e a cada dois meses, são transportados para uma usina de reciclagem", afirmou ele.

Nos primeiros meses do ano, durante o período chuvoso, a secretaria registrou uma redução de aproximadamente 50% nas contaminações, em comparação com o mesmo período em 2005. Foram cerca de 300 notificações, enquanto que no ano passado foram mais de 500.

Em alguns bairros, o índice de infestação do mosquito chegou a 13% em alguns meses chuvosos, bem acima do aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. Um levantamentos feito pela secretaria na época também apontam que a maioria dos focos do mosquito, equivalente a 47%, são encontrados em lixos como garrafas, latas e plásticos.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/265370/visualizar/