Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 27 de Outubro de 2006 às 06:57

    Imprimir


O Japão não tem necessidade de obter a arma nuclear, estimou nesta sexta-feira o embaixador americano em Tóquio, Thomas Schieffer, mas assegurou que Washington não faz qualquer objeção a um eventual debate sobre o tema.

Depois do teste nuclear norte-coreano de 9 de outubro, os líderes japoneses, entre eles o chefe da diplomacia japonesa, Taro Aso, passaram a defender a idéia de um debate público sobre a possibilidade de o Japão buscar a arma atômica.

No entanto, todos reconhecem o compromisso do Japão de nunca "possuir, produzir ou armazenar" armamentos nucleares.

"Os Estados Unidos compreendem muito bem os três princípios não-nucleares do Japão, os quais estão de acordo com os objetivos da política exterior americana", declarou o embaixador Schieffer.

"Do nosso ponto de vista, fomos capazes de trabalhar (com o Japão) no âmbito desses princípios e não vemos hoje qualquer necessidade de modificar a situação", acrescentou.

Mas Washington não faz qualquer objeção sobre a existência de um debate público sobre o tema no Japão, seu principal aliado na Ásia.

"O que os japoneses discutem entre eles ou com seu governo só diz respeito aos japoneses. Não corresponde aos Estados Unidos definir o que os japoneses devem ou não fazer", disse o diplomata.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/265381/visualizar/