Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 25 de Outubro de 2006 às 14:05

    Imprimir


A Justiça do Maranhão condenou o mecânico Francisco das Chagas a 20 anos de prisão pelo assassinato do garoto J.S.V, de 15 anos. O crime, ocorrido dezembro de 2003, faz parte do caso que ficou conhecido como ‘Meninos Emasculados’: uma série de assassinatos de meninos com idades entre 9 e 15 anos, ocorridos no Maranhão e no Pará.

O julgamento, que começou na manhã de segunda-feira (23), terminou por volta das 3h de quarta-feira (25). Na última fase do julgamento, antes que os jurados se reunissem, Ministério Público e defesa fizeram as alegações finais.

O promotor Samaroni de Sousa Maia falou durante duas horas e defendeu a tese de que o mecânico é semi-imputável, ou seja, tem problemas mentais, mas é capaz de responder por seus atos. Já o advogado de defesa, Erivelton Lago, alegou que Chagas deveria ser internado em um hospital psiquiátrico. Não houve réplica nem tréplica.

O último dia de julgamento foi marcado pelo depoimento da mãe de J.S.V, Rita de Cássia Vieira, durante a manhã. Emocionada, chamou o assassino de ''monstro'' em diversas ocasiões. Ela contou que viu o filho pela última vez em seis de dezembro de 2003.

"Tomamos café e percebi que tinha algo estranho, mas não pude conversar com ele, pois estava atrasada para o trabalho", relatou. O menino disse que ia colher frutas com o mecânico e desapareceu. Chagas morava na mesma região da vítima e o conhecia porque costumava arrumar sua bicicleta.

A pedido da defesa, a perita e psicóloga Maria Adelaide Caires falou sobre o laudo produzido em maio de 2004 sobre o mecânico. O estudo demonstrou que Chagas, de 41 anos, possui transtorno de personalidade e tinha consciência dos crimes quando os praticou.

O assassino manteve a cabeça baixa durante a maior parte do tempo e não esboçou reações. No primeiro dia de julgamento, ele prestou depoimento por cinco horas, chorou e disse que fora abusado sexualmente aos 6 anos por um homem que morava com a avó.

Ele confessou ter matado J. estrangulamento, mas negou que tenha assassinado 12 meninos em Altamira (PA), crimes que chegou a confessar quando foi preso, em 2004.

Familiares e amigos do garoto assassinado compareceram aos três dias de julgamento vestindo camisetas com fotos de J. O mecânico ainda é acusado de matar e mutilar outros 41rapazes.

No julgamento, foi utilizado o laudo feito por especialistas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma) em dezembro de 2003, que classifica o mecânico com personalidade "psicopática estilo paranóica latente".

O exame atesta que Chagas "não se comove com os conflitos e dificuldades dos outros". O mecânico apresenta ainda anulação dos recursos afetivos e de relacionamento sexual saudável.

Controvérsias Chagas foi preso em 2004, acusado de matar 42 meninos. Seus depoimentos mudaram durante o período em que esteve detido. Pouco após a morte de J.S.V., ele negou tudo. Depois, confessou ter assassinado 30 meninos no Maranhão e 12 no Pará. Chegou a apontar para a polícia o local onde deixou as vítimas, com margem de erro de 50 metros em relação aos dados dos laudos necroscópicos.

Recentemente, porém, ele disse ao advogado, Erivelton Lago, que "tem muita criação em cima disso". Como exemplo das "invencionices", Lago afirma que há gente condenada por homicídios atribuídos a seu cliente.

O caso dos Meninos Emasculados teve repercussão internacional. Cerca de 500 pessoas fizeram as incrições para assistir o julgamento do mecânico. O júri foi montado em um clube na Praia do Aragacy, nas proximidades de São Luís.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/265831/visualizar/