Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 25 de Outubro de 2006 às 01:08
Por: Luiz Fernando Vieira

    Imprimir


O projeto cênico mais insano do país, e que há cinco anos lota todas as apresentações em São Paulo, volta a Cuiabá na próxima semana para nova temporada. A trupe da Terça Insana e seu novo espetáculo -com elenco e piadas renovados - se apresenta de 03 a 05 de novembro, no Teatro Universitário, em mais uma etapa da série de espetáculos que leva a assinatura do jornal A Gazeta.

O Terça Insana ganhou destaque no país ao presentear o público com um humor inteligente, surpreendente e contemporâneo, porém, sem deixar de ser popular. Depois de conquistar os paulistanos, o projeto ganhou um DVD que o ajudou a chegar a várias partes do país, onde logo passou a comparecer pessoalmente. O projeto recebe diariamente muitas mensagens de pessoas "loucas" para conferir o espetáculo.

E tudo por causa da atriz Grace Gianoukas. Foi ela que, além de atuar, criar, dirigir e roteirizar traz no currículo a idéia primal do projeto. No fim do ano de 2001, assim como já havia feito nos anos 80, ela novamente revolucionou o underground, com pitadas de inteligência, requinte e humor. Grace, que já havia transformado o lendário Espaço Off em sinônimo de modernidade, presenteou o mapa cultural da Capital paulista com a primeira versão da Terça Insana, no então recém-aberto N.Ex.T.

Era o início de uma empreitada certeira. Hoje no quinto ano de sucesso absoluto, a Terça Insana é um dos maiores fenômenos teatrais dos últimos tempos. Um projeto de humor não pára de crescer, arrebatando inclusive fãs no exterior. Sem grandes investimentos em mídia, cresceu baseado no boca-a-boca dos espectadores encantados com essa forma despojada de fazer humor.

Os números são grandiosos: 500 mil pessoas já assistiram ao vivo no Avenida Clube, seu palco-sede de São Paulo, ou na turnê de um ano realizada entre 2004 e 2005 do show Terça Insana - Grandes Momentos. O DVD Terça Insana, gravado no início de 2003 pela Trama, vendeu 15 mil cópias. O site do projeto recebe 17 mil visitantes por mês e já existem mais de 30 comunidades no Orkut, criadas por fãs de todo o Brasil (só uma delas reúne oito mil pessoas).

O segredo do sucesso está na forma como a Terça Insana é desenvolvida. Trata-se de uma central de criação em constante atividade, buscando novas idéias, novas cenas e gerando novos personagens. Entre 2001 e 2004, a Terça Insana recebeu 260 atores convidados, reciclou dez vezes o elenco fixo, levando ao palco suas criações: mais de 400 personagens apresentados em 340 shows diferentes, um novo a cada semana. Em 2005, o desafio foi conservar um mesmo elenco, porém continuar com a criação de novos personagens, cenas e textos para os diferentes shows semanais.

A Terça Insana busca difundir com clareza sua estética na construção de uma dramaturgia de humor contemporâneo, seus estudos sobre "timing" cômico e o aperfeiçoamento do estilo e criação de personagens. para isso, desenvolveu workshops onde atores do elenco fixo e atores convidados pesquisam, fortalecem conceitos, trocam práticas, para juntos criarem os novos shows da Terça Insana. Agora, o novo show permanece em cartaz durante um mês em São Paulo.

Nestes cinco anos de existência, a direção procurou exercer um rígido controle de qualidade para manter a idéia original da Terça Insana. Ela consiste em manter um espaço aberto para criadores, capaz de fomentar idéias contemporâneas para produzir um humor refinado, inusitado, que respeite a inteligência do público sem deixar de ser popular. Também se preocupa em instalar um humor anti-preconceitos, onde o personagem, ao invés de rir do outro para se auto-afirmar, ria de si mesmo, além de orientar atores para que se tornem autores dos próprios textos.

Novas cenas e tipos se agregam ao elenco, que é fixo, assim como as personagens principais. O enredo gira em torno da vida urbana de São Paulo e tudo é abordado com uma fina e deliciosa ironia. O novo elenco do espetáculo é formado por Marco Luque, Agnes Zuliane, Roberto Camargo, Grace Gianoukas e Guilherme Uzeda.

Grace é gaúcha, mas está radicada em São Paulo desde 84. Já trafegou sem pudores do underground paulistano até os estúdios da Globo. Como atriz e diretora, atuou em mais de 30 espetáculos de teatro, inclusive alguns de sua própria autoria. Na TV fez clássicos como Castelo Ra-tim-bum na TV Cultura e também a Escolinha do Professor Raimundo, na Rede Globo.

Luque participa do grupo Comédia ao Cubo e integra também o Quarteto em Rir Maior. Uzeda fez mais de 100 comerciais e já participou de diversos espetáculos como As Mentiras que os Homens Contam e Recém-separados. Camargo é ator e diretor gaúcho, formado pela UFRGS, com curso de especialização em Paris e fez parte do premiadíssimo Grupo Tear e do XPTO. Agnes é atriz, formada em Interpretação Teatral pelo Lee Strasberg Theatre Institute em NovaYork, e Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo.Foi Indicada ao Prêmio Shell de melhor atriz em 1995 por sua interpretação em Boa Noite, Mãe.

Serviço - O espetáculo Terça Insana será apresentado entre os dias 3 e 5 de novembro (sexta e sábado, às 21 horas, e domingo, às 19 horas), no Teatro Universitário. Ponto de venda no térreo do shopping 3 Américas. Informações 3627-4497 ou 3905-4000.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/266011/visualizar/