Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 24 de Outubro de 2006 às 15:05

    Imprimir


Cerca de 500 pessoas, entre elas famílias de reféns colombianos, manifestaram-se nesta terça-feira no centro de Bogotá para pedir ao governo do presidente Alvaro Uribe um acordo humanitário com os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Famílias de seqüestrados, representantes de ONGs, sindicalistas, comunistas e outros militantes de esquerda se reuníram na praça Bolivar para pedir ao presidente Uribe que não use a força para libertar os reféns.

Carregando cartazes com as inscrições "Não à liberdade pelo fogo e pelo sangue", ou "Não à liberdade pela força", os manifestantes foram até o palácio presidencial de Narino.

"Espero que Uribe fique sensibilizado com a manifestação", declarou Yolanda Pulecio, a mãe da franco-colombiana Ingrid Betancourt, mantida em cativeiro pelas FARC. "Sinto que Ingrid está viva, mas corre risco. O presidente não tem o direito de brincar com a vida de tantos colombianos", disse ela à AFP.

Em 20 de outubro, no dia seguinte a um atentado com carro-bomba contra a Universidade de Bogotá, Uribe anunciou que o tempo das negociações havia acabado e que pediria ao exército liberar os reféns à força, para o desespero das famílias.

"O carro-bomba acabou com as esperanças de acordo humanitário", lamentou a mãe de um policial mantido em cativeiro pelos rebeldes há oito anos.

Enquanto isso, militantes comunistas entoavam o slogan: "Uribe fascista, você é um terrorista".

"Penso que o protesto nacional deve se dirigir aos bandidos das FARC para exigir que eles libertem os reféns", declarou Uribe na manhã desta terça-feira. "Me solidarizo completamente com essas famílias, compartilho sua dor", prosseguiu, acrescentando que ele mesmo tinha "sobrevivido aos atentados das FARC".

As FARC pedem a libertação de 500 rebeldes presos em troca de 58 reféns, entre eles personalidades políticas e militares, além de três americanos e Ingrid Betancourt, ex-candidata presidencial pelo partido Verde seqüestrada em 23 de fevereiro de 2002.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/266126/visualizar/