Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 23 de Outubro de 2006 às 10:44
Por: Alexandre Franco

    Imprimir


Na manhã desta segunda-feira (23.10), no Parque Mãe Bonifácia, a partir das 11 horas, haverá algumas atrações comemorativas ao centenário do vôo do 14-Bis e que fazem parte do evento Ciência no Parque que integra a 3ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Hoje, dia 23, é o Dia do Aviador, e no Parque Mãe Bonifácia estão programadas performances aéreas com o Grupo de Operações da Polícia Militar de Mato Grosso em exibições de rapel e técnicas de resgate feitas num helicóptero.

Integrantes do Aerovag vão trazer ao parque um helicóptero do aeromodelismo para exibição de manobras radicais e ainda estarão soltando um balão meteorológico. E alguns aviões com pilotos solidários ao evento, poderão ajudar a riscar os céus de Cuiabá.

As homenagens são em celebração ao centenário vôo do 14-Bis, realizado em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, pelo Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont.

Santos Dumont é reconhecido mundialmente como um brasileiro que se tornou um dos maiores inovadores de sua época e, em Cuiabá, sua memória também foi perpetuada com uma praça que leva o nome do inventor e está situada na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Tribunal Especial do Consumidor.

Sorteios de vôos panorâmicos

Na oportunidade também será feito sorteios para vôos panorâmicos de helicóptero da PM com decolagens do Aeroporto de Várzea Grande e de avião monomotor, com partida do Aeroporto de Santo Antônio do Leverger, válidos para o dia 28 de outubro (próximo sábado).

Desde este fim de semana uma ótima notícia para quem foi visitar o espaço Ciência no Parque, ao lado do Casarão no Parque Mãe Bonifácia, a confirmação da montagem do brinquedo 'girotec' que simula a gravidade zero em aparelho onde o participante com os pés e às mãos presas experimenta seqüências de giros de 360 graus.

"Esta é uma das atrações que se junta às muitas outras oferecidas neste espaço educativo e que reforça a proposta recreativa de aprender brincando", destaca a coordenadora de Popularização da Ciência da Secitec, Lectícia Figueiredo.

A 3ª Semana Ciência no Parque é uma realização da Secitec, Finep, Fapemat, SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e Ministério de C&T com apoio da Seduc, Sema, Setecs, UFMT, Polícia Militar, Cefet-MT e Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/266457/visualizar/