Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 23 de Outubro de 2006 às 03:55

    Imprimir


Cresce a cada dia o número de usuários de outros municípios atendidos no Hospital e Pronto-socorro Municipal de Cuiabá. No primeiro trimestre de 2004, por exemplo, a unidade atendeu 46.438 pacientes de Cuiabá e do interior. No primeiro trimestre deste ano esse número saltou para 59.068, um aumento de 27,19%. Nos casos de internação, o aumento foi de 277%. Cerca de 40% dos pacientes atendidos no Pronto-socorro são de outros municípios.

A ausência de um hospital regional mantido pelo Estado é outro fator que prejudica a Saúde em Cuiabá. Em todas as capitais de médio porte, como Campo Grande e Goiânia, o governo do Estado mantém hospitais regionais para atender a população que vem do interior (veja quadro). Cuiabá é a única capital que não tem Hospital Regional.

Um exemplo é o atendimento dado a Marini Scmieleske, que deu luz a um garoto há 23, quando ainda no oitavo mês de gestação, acompanha a evolução do seu bebê na UTI Neonatal. “Tenho orientação diária tanto de médicos quanto de enfermeiros", conta à dona de casa, que mora no município de Poconé e veio buscar atendimento no Pronto-Socorro de Cuiabá. A criança é atendida por uma equipe multidisciplinar, a exemplo do fonoaudiólogo que ajuda o bebê na sucção no leite materno.

O atendimento do Pronto-Socorro é elogiado pelos usuários. A dona de casa Laudenice Souza Santa está há trinta e um dias está internada no Pronto Socorro, onde foi submetida a uma cirurgia de trombose. Ela reside em Salto do Céu e foi orientada a procurar tratamento em Cuiabá. “Tenho sido muito bem atendida por todos”, diz a paciente, lamentando apenas à distância dos dois filhos e do marido.

CAPITAL HOSPITAL MANTIDO PELO ESTADO HOSPITAL FEDERAL

Campo Grande (MS) Hospital Regional Rosa Pedrossian Hospital Universitário

Goiânia (GO) 09 hospitais estaduais (dois são maternidades) Hospital Universitário

São Luiz (MA) Hospital Materno-Infantil Hospital Universitário

Belém (PA) Dois hospitais estaduais Hospital Universitário

Florianópolis (SC) Cinco hospitais estaduais, sendo uma maternidade Hospital Universitário

Rio Branco (Acre) Dois hospitais metropolitanos, um hospital da criança e uma maternidade





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/266535/visualizar/