Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 19 de Outubro de 2006 às 21:53

    Imprimir


A cidade paulista de Cubatão foi considerada uma das 35 mais poluídas do planeta em um estudo divulgado por uma organização ambiental americana, o Instituto Blacksmith. No relatório, a cidade da Baixada Santista foi descrita por um membro do instituto como "um local aonde você não gostaria de passar suas férias".

Estima-se que metade dos habitantes de Cubatão sofria de problemas respiratórios no início dessa década de 80, quando a cidade registrou taxas recordes de mortalidade infantil - que equivaliam ao dobro da brasileira, disse o estudo.

Apesar disso, segundo o Instituto Blacksmith, a cidade da Baixada Santista viveu ¿reformas progressivas¿ nos últimos 15 anos, que amenizaram o problema e garantiram que ela escapasse de figurar entre as dez mais poluídas do mundo neste estudo.

Metais pesados O instituto pediu a especialistas de diversas universidades, entre elas as americanas Johns Hopkins e Harvard, que analisasem a situação de 35 cidades que foram selecionadas entre 300 em todo o mundo em que a poluição atinge níveis mais críticos.

Os cientistas não compilaram um ranking e se concentraram em analisar como o problema da poluição se apresenta nesses locais.

Eles levaram em consideração o tamanho da área afetada pela poluição, a severidade dos tóxicos envolvidos e o efeito do envenenamento na saúde da população local, especialmente em crianças.

A pesquisa mostrou que a maior fonte de poluição são os metais pesados, como chumbo, que afetam dez milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento.

"Morar em uma cidade com problemas sérios de poluição é como viver sob o peso de uma sentença de morte. Se o dano não vier do envenenamento imediato, câncer, infecções pulmonares e problemas mentais são conseqüências prováveis", disseram os pesquisadores.

"No mundo em desenvolvimento, a poluição mata milhares de pessoas indiscriminadamente, abrevia vidas, prejudica o crescimento e o desenvolvimento de crianças e instala um quadro de doenças crônicas que torna quase impossível qualquer desenvolvimento econômico forte."

Em algumas cidades, a expectativa de vida se aproxima das taxas medievais, enquanto os defeitos de nascença são norma, e não exceção. Em outros lugares, a taxa de asma em crianças superam 90%, e problemas mentais são endêmicos.

Ex-bloco soviético

A lista das dez localidades "campeãs" inclui cinco localizadas em países do antigo bloco soviético.

Os solos e a água contaminados pelas substâncias radioativas após o desastre de Chernobyl, na Ucrânia, afetaram 5,5 milhões de pessoas. O desastre, em 1986, foi o pior envolvendo instalações nucleares e deixou inabitável uma área de 30 km de raio.

Outro legado indesejado, este na América Latina, envolve um ex-complexo de reciclagem de baterias em Bajos de Haina, na República Dominicana, que afeta 85 mil pessoas, em especial crianças.

Um dos piores locais de poluição ativa, apontou o relatório, é a cidade de Linfen, na província chinesa de Shanxi, o coração da atividade de extração de carvão do país. Mais de 200 mil pessoas são afetadas pela fumaça das minas, em nível tão alto que durante a noite desencadeia crises de tosse nos moradores.

"Há efeitos colaterais sombrios do avanço inicial das sociedades industriais ¿ e aqueles que menos percebem os seus benefícios (comunidades pobres locais) são os que mais sofrem", criticou o relatório.

"Os problemas são piorados quando instalações industriais são fechadas, normalmente porque não estão provendo tantos lucros aos seus proprietários."

"Qualquer oportunidade de emprego que tenha existido - em geral medíocre - é imediatamente perdida, deixando como legado indesejado trabalhadores, edifícios e arredores."





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/267273/visualizar/