Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 19 de Outubro de 2006 às 18:48

    Imprimir


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa um pedido de direito de resposta contra a revista Veja ajuizado pela coligação A Força do Povo (PT-PRB-PCdoB), por seu candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo PT. A ação foi recebida na noite de quarta-feira.

Segundo a representação, a Veja teria publicado matéria "caluniosa, difamatória, injuriosa e inverídica", atingindo a honra do presidente Lula, de sua coligação e partido. Os advogados alegam que a revista, por meio da reportagem de capa intitulada "Dossiêgate - Limpeza de Alto Risco", faria "afirmações precipitadas (respaldadas em denúncias anônimas) e criminosas, revelando um jornalismo acusatório, com nítido, claro e inequívoco propósito eleitoral." De acordo com a ação, o objetivo da matéria é prejudicar o presidente Lula às vésperas da votação do segundo turno.

A representação contesta a matéria "Um enigma chamado Freud", com o subtítulo "Ele e o dossiêgate são como fogo e dinamite. Por isso, uma operação está em curso para mantê-los afastados. Se ela falhar, será um deus-nos-acuda." Ainda segundo os representantes, a matéria faz acusações contra a coligação A Força do Povo ao falar da arrecadação dos fundos de campanha, referindo-se a caixa-dois, crimes eleitorais e captação ilícita de recursos; e contra o PT, ao sugerir que a legenda esteve envolvida na suposta compra do dossiê.

A representação é contra a Editora Abril, representada pelo presidente, Roberto Civita; e contra a revista Veja, representada pelos responsáveis pela publicação: o diretor de redação, Eurípedes Alcântara; o redator-chefe, Mário Sabino; e os editores-executivos, Carlos Graieb, Jaime Klintowitz, Marcio Aith, Marcos Emílio Gomes e Vilma Gryzinski.

O pedido é para que o direito de resposta seja publicado na próxima edição da revista Veja. É reivindicado ainda destaque na capa sobre a punição da revista.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/267289/visualizar/