Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 19 de Outubro de 2006 às 13:57

    Imprimir


Um fóssil de peixe Gogonasus --de 380 milhões de anos-- prova que os peixes se transformam em animais terrestres muito antes do que se achava, afirmaram hoje cientistas australianos do Museu Vitória, durante apresentação da peça, em Melbourne.

Os especialistas disseram que o Gogonasus está mais próximo dos animais terrestres do que o Tiktaalik roseae --outro peixe de 375 milhões de anos--, ou do Eusthenopteron --que até pouco tempo era considerado o antepassado comum de todos os vertebrados terrestres.

O especialista John Long disse que é "o fóssil de peixe tridimensional mais perfeito e completo já descoberto no mundo". O fóssil está tão conservado que é como se tivesse morrido "ontem". "Ainda se pode abrir e fechar a sua boca", informou.

Semelhanças

"Vendo a sua foto, qualquer pessoa dirá que se trata de um peixe. Mas, quando se examina o esqueleto, percebe-se que as nadadeiras são muito avançadas, quase como o osso de uma pata de anfíbio", explicou Long.

O espécime foi achado no ano passado na área de Kimberley, no norte da Austrália, numa região conhecida como Gogo, um antigo recife de corais.

O exame com scanner mostrou que o peixe tem características muito primitivas e comuns a outros animais terrestres.

Segundo Long, o Gogonasus tem um buraco no crânio semelhante ao dos primeiros animais terrestres.

Os cientistas identificaram também uma estrutura óssea craniana similar à dos primeiros anfíbios e dois orifícios no nariz, como os humanos.

Eles concluíram também que o Gogonasus contava com uma nadadeira peitoral com características ósseas, semelhantes às patas dianteiras e traseiras dos quadrúpedes.

O resultado da pesquisa foi publicado na última edição da revista científica internacional "Nature".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/267372/visualizar/