Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 19 de Outubro de 2006 às 05:18
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


O diagnóstico precoce da osteoporose pode prever problemas graves com 20 anos de antecedência, atesta o presidente do comitê de osteoporose e doenças osteometabólicas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), o ortopedista Henrique Mota. Amanhã é o Dia Mundial da Osteoporose.

Mota explica que uma simples fratura de punho, muito comum por volta dos 40 anos, pode indicar um paciente propenso à doença. "O que a princípio parece ser apenas uma fratura, pode ser um alerta, um primeiro sinal da doença. O ideal é que o ortopedista faça a avaliação óssea do paciente, prevenindo com 15 a 20 anos antes casos graves, como fratura da bacia".

Cerca de 30% das pessoas que quebram o punho são vítimas de ruptura da cabeça do fêmur, conhecido popularmente como fratura de bacia, que resulta em perda de qualidade de vida ou até a morte. Mota destaca que apenas 40% desses pacientes se recuperam totalmente do problema. O restante, mesmo com tratamento adequado e imediato, sofre com problemas sérios para andar, sendo que 20% morrem devido as complicações.

A osteoporose é uma doença degenerativa dos ossos que promove o enfraquecimento do tecido. O problema afeta 20 milhões de brasileiros, principalmente mulheres após a menopausa e homens com mais de 60 anos.

A disfunção hormonal provocada pela menopausa é a principal causa da doença em mulheres. Fatores genéticos também denunciam a incidência da osteoporose. Mota aconselha pessoas com mais de 40 anos a procurar um acompanhamento médico para minimizar ou evitar os efeitos da doença.

O médico ressalta que, além de controlar a osteoporose, deve haver a preocupação em evitar as fraturas osteoporóticas, que são três vezes mais comuns que doenças coronarianas e oito vezes mais frequentes que o câncer de mama.

"Uma pessoa pode viver bem tendo osteoporose. O grande problema é se ela cair e fraturar alguma parte do corpo", frisa Mota, lembrando que quedas de idosos são muito comuns.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/267531/visualizar/