Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 19 de Outubro de 2006 às 00:57

    Imprimir


A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, se reunirá nesta sexta-feira em Pequim com os ministros de Relações Exteriores da China, Rússia, Japão e Coréia do Sul para discutir a crise nuclear norte-coreana, publica hoje o jornal japonês "Sankei". O jornal, que cita fontes diplomáticas não identificadas, afirma que os cinco países chegaram ontem a um acordo para realizar uma cúpula ministerial na capital chinesa.

Além de Rice, confirmaram presença o chinês Li Zhaoxing, o russo Serguei Lavrov, o japonês, Taro Aso e o sul-coreano, Ban Ki-moon. O objetivo dos cinco é enviar à Coréia do Norte "um último aviso" para que abandone suas ambições nucleares, segundo o "Sankei".

No entanto, um porta-voz da chancelaria japonesa afirmou hoje à Efe que na agenda de Aso só consta uma reunião em Seul com o ministro sul-coreano e a viagem de volta a Tóquio.

O jornal japonês também sustenta que a China está tentando convencer a Coréia do Norte a participar do encontro de ministros.

Tang Jiaxuan, enviado especial do presidente da China, viajou ontem a Pyongyang com essa missão, diz o "Sankei".

Rice começou ontem em Tóquio uma viagem que terá também escalas em Seul, Pequim e Moscou para examinar a melhor forma de aplicar as sanções que o Conselho de Segurança da ONU impôs no sábado passado.

China, Coréia do Sul, Japão, Rússia e Estados Unidos são os interlocutores da Coréia do Norte nas conversas de seis lados sobre o seu programa nuclear, interrompidas em novembro do ano passado.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/267543/visualizar/