Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 10 de Outubro de 2006 às 09:08

    Imprimir


Começa a funcionar hoje no Hospital Agamenon Magalhães, na zona norte da capital pernambucana, o primeiro laboratório público do Nordeste que vai testar o uso de células tronco em pacientes enfartados do Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade, dotada de equipamentos de última geração, recebeu investimentos de R$ 250 mil do governo estadual. O ministério da Saúde participa do projeto, financiando os estudos científicos e a medicação.

De acordo com o cardiologista, Heitor Medeiros, o laboratório passa a integrar os 27 centros do país que fazem experimentos com células tronco, para tratamento de doenças incuráveis, a exemplo do mal de Parkinson, diabetes, lesões na medula óssea e cardiopatias graves.

O médico, João Moraes Júnior, coordenador da unidade, afirmou que o resultado esperado para pacientes que sobrevivem ao infarto do miocárdio é a regeneração do tecido do coração, lesionado pela insuficiência prolongada de oxigênio.

"O infarto pode resultar na insuficiência cardíaca, reduzindo a qualidade de vida das pessoas que ficam com cansaço e dificuldade de realizar atividades simples, como caminhar e subir escadas. Muitos acabam deprimidos por causa disso. A partir da regeneração dos tecidos cardíacos, por meio das células tronco, que têm capacidade de multiplicação, podemos melhorar a qualidade de vida dos doentes", frisou.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde indicam que, a cada ano, mais de 14 mil pernambucanos morrem de doenças do coração.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/269576/visualizar/