Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 02 de Outubro de 2006 às 21:27
Por: Camila Tardin

    Imprimir


A secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT) realiza amanhã, às 14h, o II Seminário para Implantação do Sistema de Controle e Monitoramento da Pesca de Mato Grosso (SISCOMP-MT). O projeto é uma iniciativa da Embrapa Pantanal e tem o objetivo de coletar, analisar e disponibilizar informações sobre a pesca no Pantanal. O seminário será realizado na sala de reuniões da própria Sedtur.

O estudo irá abranger as modalidades de pesca amadora, profissional-artesanal e de subsistência. A quantidade de peixes capturados por espécie, por mês e o rendimento dos pescadores são alguns dos itens que farão parte da pesquisa. Segundo o representante da Sedtur no projeto, Geraldo Donizetti Lucio, o seminário servirá para a entrega e esclarecimentos das fichas que serão utilizadas na pesquisa pelos empresários turísticos. “Donos de barco hotéis e pousadas que ficam no Pantanal entregarão essa ficha para os hóspedes responderem”, afirma Lucio.

O estudo irá ajudar também a traçar o perfil dos pescadores amadores e suas motivações para visitar a região, além de informar as características da viagem e os principais serviços utilizados. Com esses dados será possível identificar os principais aspectos sociais e econômicos da atividade pesqueira e as características ecológicas da região, como informações sobre os principais peixes explorados.

A pesquisa irá abranger municípios que fazem parte do Pantanal Mato-grossense. As datas para início e conclusão da pesquisa serão definidas durante o seminário. O coordenador do projeto, Agostinho Catella, da Embrapa, estará presente para falar sobre o SISCOMP.

Parceiros

O SISCOMP-MT é uma realização da Embrapa Pantanal em parceira com as secretarias de Desenvolvimento do Turismo e de Meio Ambiente de Mato Grosso, o Centro de Pesquisa do Pantanal, os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Ciência e Tecnologia. E conta também com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/271638/visualizar/