Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 01:02

    Imprimir


Ribeirão Preto - A comercialização de sementes de milho melhoradas em 2006 está 15% abaixo do volume negociado no mesmo período do ano passado e deve provocar uma queda de 8% a 10% no plantio da safra de verão no País, de acordo com avaliação da Associação Paulista dos Produtores de Sementes e Mudas (APPS), citada pelo diretor-superintendente da Agromen Sementes, Leonardo Mendonça Tavares.

A demora para a renegociação de dívidas passadas, a conseqüente falta de crédito, além da indecisão do produtor sobre optar pelo cultivo de soja ou de milho, são os fatores apontados pelo executivo para explicar o cenário.

Com isso, a área cultivada com sementes melhoradas no País deve cair de 6,2 milhões para até 5,6 milhões de hectares, de acordo com previsões feitas na última semana pela APPS. "O atraso é muito grande e acho que é principalmente por indecisão do produtor; não dá para fazer uma avaliação do plantio neste ano com o setor de adubos porque é certo que a tecnologia aplicada será menor", afirmou Tavares.

Para a safrinha, no entanto, o diretor da Agromen afirmou que é possível um aumento de até 5% sobre os 3 milhões de hectares que foram cultivados com sementes tratadas no ano passado. "O crescimento deve ocorrer principalmente no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, onde a produtividade no ano passado foi alta, principalmente para quem plantou cedo; mas isso ainda vai depender do desempenho da soja", explicou Tavares.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274234/visualizar/