Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 18 de Setembro de 2006 às 14:55
Por: André Xavier

    Imprimir


Cerca de 80 técnicos de empresas estaduais de pesquisa, assistência e extensão rural das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste iniciaram na manhã desta segunda-feira (18.09), no hotel Delcas, em Cuiabá, as discussões sobre políticas públicas para a agricultura familiar a ser apresentada ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) como contribuição ao Programa Nacional de Reforma Agrária. Eles estão reunidos no 2º. Workshop regional “Balanço e Orientação para Assistência Técnica e Extensão Rural em Assentamentos de Reforma Agrária”, que se estende até amanhã.

De acordo com Aréssio José Paquer, presidente da Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), o evento é promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) com o apoio da Empaer-MT e será mediado pelo sociólogo e cientista político, Ruda Ricci que apresentará um resumo histórico sobre as políticas de assistência e extensão rural. “Esperamos dessas discussões elaborar um documento que sirva de contribuição para a execução das políticas de extensão dos Estados e do próprio governo federal. O primeiro workshop ocorreu em Teresina (PI) em agosto passado e que reuniu 16 Estados do Norte e Nordeste e até o final deste ano, um encontro nacional reunirá todas as propostas discutidas nesses workshops regionais”, explicou.

O presidente destacou que são diversos os pontos a serem tratados no evento, como por exemplo, o planejamento estratégico, as modalidades de assistência técnica, o crédito rural e outros. “Sabemos dos problemas da política nacional de reforma agrária e queremos oferecer um modelo ao Governo Federal para a agricultura familiar. Em Mato Grosso nós temos mais de 350 assentamentos somando os do Incra e os do Governo do Estado do programa, “Nossa Terra Nossa Gente” e temos dado assistência de qualidade às famílias assentadas, mas sabemos das dificuldades enfrentadas por outros Estados nesses trabalho”, afirmou Aréssio Paquer.

Para o vice-presidente da Asbraer e presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Ênio Bergoli, a realização desses eventos demonstra a preocupação da entidade e dos técnicos extensionistas com a situação dos assentamentos e mostra a motivação desses profissionais para a troca de experiências de seus estados com outros. “Queremos apresentar no segundo dia de trabalho, um documento nacional que represente o pensamento dos técnicos sobre as políticas públicas nos assentamentos”, ressaltou.

Segundo Nelson Marinho de Castro, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), cada estado tem características próprias, pois tiveram modelos próprios de ocupação, no entanto, “o que precisamos é casar essas ações e seus resultados para termos uma leitura geral e podermos uniformizar algumas delas”, disse.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275120/visualizar/