Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Setembro de 2006 às 10:13

    Imprimir


Os presidentes da Venezuela e do Irã, Hugo Chávez e Mahmoud Ahmadinejad, respectivamente, podem reunir-se hoje em Havana em meio à 14ª Cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados (Noal), que termina hoje.

Fontes iranianas confirmaram à Efe que as delegações dos dois países estão trabalhando para que a reunião ocorra ainda hoje.

Por outra parte, fontes iranianas e colombianas confirmaram à Efe que na sexta-feira Ahmadinejad se reuniu em Havana com o vice-presidente colombiano, Francisco Santos Calderón, que também assiste à Cúpula do Noal.

O presidente iraniano assinalou que o Irã está disposto a transferir aos países latino-americanos sua experiência nos campos de transporte e energia.

Ahmadinejad deve realizar uma visita oficial à Venezuela no domingo e na segunda-feira. De lá partirá para os Estados Unidos para assistir em Nova York à Assembléia Geral das Nações Unidas na próxima semana.

A visita do dirigente iraniano a Caracas ocorrerá depois de, em 29 de julho, Chávez viajar de forma oficial a Teerã.

Ahmadinejad e Chávez devem assinar em Caracas vários acordos de cooperação bilateral para a criação de empresas mistas nos setores energético, petroquímico, sanitário, minerador e agrícola.

Na quinta-feira, durante uma reunião em Havana do Grupo dos 15 (G15), ao qual o Irã também pertence, Chávez se comprometeu a defender Teerã em seu confronto com os países ocidentais pelo desenvolvimento de energia nuclear.

"Há planos para invadir o Irã. Tomara que isso não ocorra. Se chegar a ocorrer, já sabem que estamos com vocês. Em qualquer cenário estaremos com o Irã", afirmou Chávez.

O líder venezuelano também defendeu o direito do Irã a desenvolver seus programas de energia nuclear.

"Que alguém se levante e me diga as razões para que um país do G15 se oponha a que qualquer um de nós desenvolva energia nuclear com fins pacíficos", disse.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275533/visualizar/