Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 30 de Agosto de 2006 às 20:51

    Imprimir


Pela primeira vez em Mato Grosso, qualquer pessoa com mais de 16 anos poderá participar de um curso gratuito de música on-line . O projeto denominado “Arte na Rede” vai desenvolver três cursos de formação musical: Teoria Musical, Fanfarra/Percussão e Canto Coral, com o objetivo de ensinar a teoria de forma fácil para ser colocada na prática. A iniciativa é uma realização do Centro de Educação Profissional em Artes (Abrassa), em parceria com o Ministério da Cultura, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura.

A previsão do início das aulas é dia 1º de setembro, e são ofertadas 1.500 vagas. O curso tem uma carga horária de 40 horas. A inscrição pode ser feita no site www.orka.com.br/reservasabrassa.

Durante as aulas, serão trabalhados os “sons musicais”: agudos, graves e fracos; a identificação dos timbres; afinação, entonação, ditados e solfejos; criação e reprodução de pequenas frases musicais; construção de instrumentos musicais com materiais reutilizáveis e criação de sonoplastia.

No módulo da “fanfarra e percussão” os aprendizes conhecerão os princípios básicos dos instrumentos, as técnicas, a iniciação à leitura dos instrumentos, técnicas de sonoras e todo o estudo de repertórios.

Já para o ensino de Canto e Coral as aulas serão subsidiadas com noções básicas de fisiologia da voz, noções básicas de técnica vocal, emissão de sons, interpretação de textos e dinâmicas com ensaios gerais.

A meta do curso é instrumentalizar os alunos sobre a produção musical, trabalhar a auto-estima e o equilíbrio emocional a partir da percepção do corpo e voz, conhecer a importância da arte como instrumento de integração do ser humano além de abrir campos de trabalho que exijam mão de obra especializada na área da música.

“O aprendizado on-line possibilita o acesso a qualquer pessoa, inclusive do interior do Estado, que tem um número expressivo de participantes inscritos”, disse a coordenadora do projeto Gilvanice Soares de Souza.

As aulas on-line envolvem atividades práticas, com dinâmicas para a fixação do conhecimento. A metodologia envolve também exposições e discussões teóricas, que serão realizadas através de fóruns e Chat’s a partir das atividades relacionadas ao conteúdo do curso.

O projeto é desenvolvido por oito professores exclusivos para atender o curso, e cada aluno receberá um diploma na conclusão do curso. Outras informações pelo e-mail: cursos@orka.com.br ou pelo telefone: (65) 3642-1616.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/278878/visualizar/