Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 30 de Agosto de 2006 às 14:41
Por: Andréia Fontes

    Imprimir


Um projeto de lei, apresentado pelo deputado Eliene Lima (PP), quer tornar obrigatório a inclusão do índice APGAR no prontuário do recém-nascido e no cartão da criança. O APGAR é uma avaliação feita pelo neonatologista nos primeiros minutos de vida da criança e consiste na avaliação de cinco itens do exame físico do recém-nascido, sendo cor da pele, freqüência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular e irritabilidade reflexa.

“Entendemos que o APGAR de cada bebê deve constar no prontuário do recém-nascido para efeito de transcrição ao cartão da criança, pois dessa forma o acompanhamento da mesma, pelo pediatra, será mais abrangente”, justifica Eliene.

O parlamentar lembra que o momento do nascimento é crucial para o bebê. “O cérebro é o mais delicado e nobre dos tecidos do corpo humano. Enquanto a criança está dentro do útero, toda oxigenação vem pela placenta, através da respiração materna. No momento em que se corta o cordão umbilical, a criança tem de respirar sozinha. A falta de oxigenação (anoxia) pode levar a seqüelas graves, como por exemplo, a paralisia cerebral ou outros problemas neurológicos, se não for rapidamente tratada e revertida”, acrescenta.

APGAR é o nome do índice criado pela anestesista inglesa, Drª Virgínia APGAR, na década de 50.





Fonte: Secretaria de Comunição da AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/278972/visualizar/