Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 23 de Agosto de 2006 às 14:10

    Imprimir


Dois adolescentes indígenas morreram carbonizados ontem, na Aldeia Kondá, em Chapecó, no oeste de Santa Catarina. O namoro do casal foi proibido pela tradição indígena e, como punição, os dois foram presos em uma cadeia improvisada na própria comunidade. O incêndio teria ocorrido acidentalmente.

Jocimar Domingos, 14 anos, e Regina de Oliveira, 13 anos, se conheceram em uma festa de casamento. O jovem morava na Aldeia Kondá com a mãe, Paulina Domingos. Regina vivia em uma aldeia em Nonoai, no norte do Rio Grande do Sul.

A comunidade indígena não aprovava o namoro de Jocimar e Regina, pois os dois adolescentes eram de uma linhagem denominada kairu. Segundo a tradição caingangue, os kairu somente podem se casar com os kamé. Para os indígenas, não pode haver casamento entre membros do mesmo grupo. "É como se fosse irmão com irmão", explicou ao jornal Zero Hora Leandro Reis, morador da comunidade.

Os líderes indígenas se reuniram na segunda-feira e decidiram prender os jovens, como punição pelo desrespeito à tradição. Eles foram colocados em salas separadas dentro de uma casa de 36 metros quadrados.

O fogo surpreendeu a aldeia por volta das 23h de segunda-feira. Os caingangues tentaram socorrer os jovens, mas as chamas estavam muito altas. Quando o Corpo de Bombeiros foi chamado, a casa havia sido consumida pelo fogo




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/281061/visualizar/