Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 23 de Agosto de 2006 às 13:12

    Imprimir


O grupo de teatro da Unemat de Sinop estará apresentando nos dias 30 e 31 as duas peças que foram classificadas para o XIV Festival Mato-grossense de Teatro que acontecerá em Cuiabá, no Teatro da UFMT. Ao todo serão 10 espetáculos e Sinop é pela segunda vez consecutiva a cidade com mais peças classificadas, sendo “A Inquisição” e “Brasil de João e Maria” pela Unemat e “A Escada do Sucesso pelo Colégio CAD”.

Coordenado pela teatróloga Rute Varea, o grupo tem se apresentado em diversos eventos na Unemat, como a Noite Cultural que reuniu todos os projetos do campus e a eliminatória da Regional Norte, que apresentou as peças classificadas pela região, além de apresentações gratuitas, que trouxeram centenas de pessoas para o anfiteatro da Unemat em julho.

A peça “A Inquisição” é uma adaptação da obra “O Santo Inquérito” de Dias Gomes e foi produzida por Rute Varea. A sinopse revela que a Igreja na Idade Média não somente aplicava penas espirituais ou a excomunhão; mas também usava de tortura levando à morte os que não pediam desculpas e clemência à igreja pelo que eram acusados, chegando à levar as pessoas à fogueira. A história conta que Branca Dias ao salvar um padre de um afogamento com respiração boca-a-boca, tem a partir deste gesto de humanidade sua vida e de sua família, investigada pela igreja e acaba condenada à morte na fogueira. Ao todo são 12 atores e 2 técnicos no espetáculo.

O espetáculo “Brasil de João e Maria” é de autoria do acadêmico Wagner Eller do Couto. A sinopse revela que uma armadilha é o eixo norteador de toda história, mendigos debaixo de um viaduto, representam as verdades, do nosso Brasil e de todos nós Joãos e Marias sofredores e que ao mesmo tempo estamos sempre esperançosos por um país mais justo e mais humano. O espetáculo conta com 7 atores e três técnicos.

A equipe de teatro da Unemat mescla atores novos e veteranos o que deixa a teatróloga Rute Varea confiante com relação ao festival em Cuiabá: “Mais uma vez traremos prêmios para Sinop, provando que é importantíssimo o investimento cultural da Unemat e o apoio incondicional do coordenador regional do campus, professor Aumeri Carlos Bampi”, evidencia.

Rute Varea coordena ainda a peça “A Escada do Sucesso”, do Colégio CAD, que retrata varais maneiras de “subir” na vida como a exploração do trabalhador, promessas de dinheiro fácil em programas de televisão e heranças ou loteria.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/281097/visualizar/