Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 23 de Agosto de 2006 às 11:25

    Imprimir


Está confirmada a presença do poeta, ensaísta, cronista e professor Affonso Romano de Sant'anna na Literamérica 2006 - Feira Sul-Americana do Livro. Affonso é um poeta contemporâneo, integrado em problemas e perplexidades da atualidade. Nascido em Belo Horizonte (MG), em março de 1937, o escritor é considerado um dos mais legítimos representantes da literatura brasileira. Formado na Faculdade de Letras de Belo Horizonte, sua escrita expressa rigor, de forma refinada a classes populares.

Devido à qualidade das produções dele, o autor venceu no início do mês de agosto, o Prêmio Jabuti, na categoria "poesia" com o livro "Vestígios", da editora Rocco. Essa é a 48ª edição do prêmio Jabuti, que teve 2.074 livros inscritos.

Affonso Romano, um dos mais conceituados escritores brasileiros, cursou a faculdade de Letras de Belo Horizonte e trabalhou em bancos e em jornais para custear seus estudos universitários. Em 1962 lançou seu primeiro livro "O Desemprego da Poesia". Em 1965, deu cursos de Literatura Brasileira na Universidade da Califórnia e lançou no Brasil seu primeiro livro de poesias "Canto e Palavra".

No ano de 1984, assumiu no "Jornal do Brasil" a coluna anteriormente escrita por Carlos Drummond de Andrade. No ano seguinte, publicou seu primeiro livro de crônicas – "A Mulher Madura". Já em 1990 foi nomeado presidente da Fundação Biblioteca Nacional, cargo que ocupou até 1996. É cronista do jornal "O Globo" e tem participação em programas da TV Globo onde cria um novo gênero que mistura literatura e jornalismo.

A Literamérica está sendo organizada pela cadeia produtiva da cultura, representada por organismos públicos e privados internacionais, nacionais, estaduais e municipais.

Prêmio Jabuti

Instituído pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) desde 1958, é o mais importante prêmio literário do país. Mobiliza, anualmente, editores, autores, gráficas, tradutores, capistas, ilustradores, produtores editoriais, livreiros e a mídia geral e especializada. São selecionados três finalistas em cada uma das 19 categorias e, depois, escolhido um vencedor.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/281112/visualizar/