Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 10 de Agosto de 2006 às 13:57

    Imprimir


Como resultado do seminário que discutiu a aplicação do Plano Internacional para o Envelhecimento no Brasil, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 24 e 26 de julho, o Comdipi de Cuiabá (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa) oferecerá capacitações em diversas áreas de atendimento ao idoso.

Os cursos serão para orientar a implantação das medidas previstas do Plano. A preocupação é promover a adequação não só dos órgãos ligados à Assistência Social, mas de todas as áreas do poder público como a saúde, segurança, educação, defesa e cidadania e entidades não-governamentais.

Durante a semana do idoso, que acontecerá em setembro, o Conselho vai promover capacitações e palestras para gestores e membros dos órgãos públicos e entidades filantrópicas que desenvolvem atividades com idosos.

Esse Plano Internacional, elaborado pela Organização das Nações Unidas(ONU) em 2002, durante evento realizado na cidade de Madri, na Espanha, direcionou e definiu políticas para os órgãos e entidades que trabalham na assistência e promoção dos Direitos Humanos.

Do seminário no Rio de Janeiro participaram consultores internacionais e representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

COMDIPI

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – Comdipi é o órgão condutor e fiscalizador das ações relativas à Política Nacional do Idoso, criado pela Lei Municipal nº 3.162 de 16 de Julho de 1993.

O Conselho tem sua sede junto à SMASDH – Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, na Rua Régis Bitencourt, nº 384 – Porto. A entidade possui representações governamentais e conta com o apoio de organizações não-governamentais como FESC, FEMAB, AMPI, Probus-Club, ABCMI, SENAC e OAB/MT.

Estatísticas da OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que o mundo passa por uma transformação demográfica e que até 2050, o número de pessoas com idade acima de 60 anos aumentará de 600 milhões para quase 2 bilhões.

Com base nesses dados, estima-se que nos próximos cinqüenta anos haverá no mundo, pela primeira vez na história, mais pessoas acima de 60 anos do que menores de 15 anos de idade.

Cuiabá possui hoje cerca de 30 mil idosos. A Prefeitura de Cuiabá conta com três Centros de Convivência para Idosos nos bairros Dom Aquino, CPA III e Novo Horionte, que Juntos atendem regularmente cerca de 4.500 pessoas.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/283765/visualizar/