Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 05 de Agosto de 2006 às 11:50

    Imprimir


Já está em fase de finalização o aterro sanitário da cidade de Sorriso, distante 420 quilômetros da capital. De acordo com o engenheiro sanitarista Marcelo de Oliveira, a obra deve ser concluída e entrar em funcionamento ainda este mês. "Estamos na fase de cobertura da manta que foi feita para que a água da chuva não se infiltre no solo. A empresa começará contruir a cobertura na semana que vem", disse.

O aterro irá receber todo o lixo produzido na cidade. O aterro faz parte de um projeto ambiental para coleta e tratamento do lixo recolhido. De acordo com o secretário municipal de Saúde e Saneamento, Elso Rodrigues, o investimento será de aproximadamente R$ 400 mil. O aterro permite um confinamento seguro para o lixo, controle de poluição ambiental e proteção à saúde pública.

Como ocorre em aproximadamente 70% das cidades brasileiras, o lixo recolhido em Sorriso também é jogado em lixões. Segundo Marcelo Oliveira, engenheiro Sanitarista da Prefeitura Municipal, a excessiva produção e destinação incorreta do lixo recolhido pode provocar graves problemas de saúde à população. Por isso é importante reduzir a quantidade de lixo e dar destino correto aos resíduos.

Além do aterro, que substituirá o lixão, o município está finalizando também o projeto de implantação da coleta seletiva. "A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta que desvia do destino em aterros sanitários ou lixões, resíduos sólidos que poderiam ser reciclados. Com isso alguns objetivos importantes são alcançados: a vida útil dos aterros sanitários é prolongada e o meio ambiente é menos contaminado", salientou o engenheiro.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/285126/visualizar/