Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 31 de Julho de 2006 às 08:55

    Imprimir


A comunidade italiana em Mato Grosso passa a ter um dia específico para comemorar sua cultura, em Mato Grosso:19 de setembro.

O governador Blairo Maggi (PPS) sancionou a lei criada pelo deputado João Malheiros (PPS), que institui o dia 19 de setembro como o “Dia da Comunidade Italiana” no Estado. As comemorações farão parte do calendário escolar, cultural e turístico.

Autor da lei, Malheiros ressalta o pioneirismo deste povo e a contribuição nas principais regiões para onde imigrou, entre elas Mato Grosso. O registro da presença dos primeiros imigrantes italianos em Cuiabá foi feito em 1827.

A porta de entrada dos imigrantes italianos, no antigo Estado de Mato Grosso, foi a cidade de Corumbá com o restabelecimento da navegação regular pela bacia do Prata, após o término da Guerra do Paraguai em março de 1870.

A data escolhida pelo parlamentar, para o Dia da Comunidade Italiana, corresponde ao dia em que se comemora o milagre do padroeiro maior italiano, São Genaro.

Os milagres do padroeiro começaram a acontecer em Nápoles. Em 305 depois de Cristo, morreu São Genaro e mais seis de seus companheiros foram decapitados por serem cristãos e se recusarem a oferecer sacrifícios aos deuses.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/286520/visualizar/