Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 31 de Julho de 2006 às 08:37

    Imprimir


Cento e vinte e nove trabalhadores do Município de Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá) concluíram nesta semana, com 100% de aproveitamento, a qualificação em operadores de máquinas e implementos agrícolas dentro do projeto Parceria Rural – Agricultura.

Com a conclusão dessa turma são 236 trabalhadores qualificados pelo projeto no Município. Em 2004, a primeira turma formou 107 pessoas.

Segundo a coordenadora do projeto, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Rosamaria Ferreira de Carvalho a meta foi superada, pois mesmo quem estava desempregado no início do curso tem agora perspectivas de um trabalho com o plantio da nova safra que deve ser iniciado no mês de agosto.

“A maioria dos participantes não tinha conhecimento algum na operação de máquinas e vieram em busca dessa qualificação profissional com muito interesse”, explicou a coordenadora.

Até no curso de operação em Agricultura Satelital de Precisão (GPS), onde os participantes são aqueles alunos que mais de destacam no curso de operação de maquinários agrícolas, o número foi maior que em outras cidades. Trinta e seis alunos concluíram o curso e vão para o mercado de trabalho com mais qualificação e melhores oportunidades de alcançar uma colocação.

Rosamaria afirma ainda que, mesmo em virtude da crise sobre o agronegócio, a busca por mão-de-obra qualificada não foi reduzida. “Ao final do curso alguns já foram encaminhados ao emprego, outros já tem os contatos para buscar uma colocação para a próxima safra. A satisfação de cada um deles ao sair com um certificado em mãos, com uma qualificação definida é que justifica a execução do projeto”, concluiu.

São José do Rio Claro

Na próxima semana o curso será levado ao Município de São José do Rio Claro (315 km ao Médio-Norte da Capital). São outros 120 trabalhadores a participar da qualificação que será desenvolvida em uma escola agrícola da cidade com apoio da Prefeitura e dos parceiros que acompanham o projeto desde o início.

Durante o treinamento, os alunos terão aulas teóricas e práticas sobre preparo de solo, plantio, operação e manutenção de tratores, colheita de soja, saúde e segurança no trabalho, uso correto e seguro de produtos fitossanitários e do equipamento de proteção individual do trabalhador (EPI), ética e cidadania e noções sobre previdência e legislação trabalhista.

São parceiros no projeto as empresas Valtra, AGCO (Massey Ferguson), John Deere, CNH (Case e New Holland), Solo Vivo Fertilizantes, Jacto, Indústria Aeronáutica Neiva, Basf, Tatu Marchesan, Semeato, Empaer, sindicatos rurais e prefeituras.

Ainda neste ano, outras quatro cidades receberão o curso – Querência, Sorriso, Campo Novo do Parecis e Comodoro.





Fonte: Secom -MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/286523/visualizar/