Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 28 de Julho de 2006 às 13:20

    Imprimir


Neste sábado (29), a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis realizará um mutirão para diagnosticar casos de hanseníase e tuberculose precoce. O Chamado "Mutirão de Busca Ativa para Hanseníase e Tuberculose" será realizado das 8h às 15h, no Programa de Saúde da Família (PSF) Vila Olinda. Com a ação a Secretaria Municipal de Saúde pretende diganosticar, tratar e rezudir o índice das doenças.

A coordenadora do Departamento de Ações Programáticas, Elizita Sodré, informou que a meta estimada pelo Ministério da Saúde é que Rondonópolis registre em 2006 um total de 195 novos casos de hanseníase e 68 de tuberculose. Segundo ela, no primeiro quadrimestre deste ano (Janeiro a Abril) foram detectados no município 72 novos casos de hanseníase e 26 casos de tuberculose.

Os pacientes identificados com a doença serão emcaminhados para a unidade de referência, onde se iniciará o tratamento. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Fábio Cardozo, os mutirões em saúde já conquistaram a participação popular e estão surtindo efeito, "possibilitando ao cidadão rondonopolitano o diagnóstico precoce e tratamento antes que a doença atinja graus mais elevados e prejudiciais à saúde", disse. "O tratamento ao tuberculoso é muito importante, pois evita que esta pessoa transmita a doença para os próprios familiares, já que uma simples tosse é capaz de transmitir a doença", comentou Cardozo.

Sintomas

Os principais sintomas da hanseníase são: manchas avermelhadas e esbranquiçadas, apresentando dormência, falta de sensibilidade e ausência de pelos no local, lesões de pele e lesões de nervos periféricos, principalmente olhos, mãos e pés. Já a tuberculose é transmitida de uma pessoa doente para outra sadia por vias aéreas e apresenta como sintomas a perda de apetite, emagrecimento, cansaço fácil, dor no peito e nas costas, febre baixa geralmente à tarde, entre outros.

Quem apresentar os sintomas deverá procurar a unidade de saúde mais próxima à sua residência. Para esclarecer dúvidas o cidadão de Ropndonópolis pode ligar nos telefones: (66) 3411-5013 ou 3411-5015.




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/286761/visualizar/