Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 28 de Julho de 2006 às 03:45

    Imprimir


Os governantes latino-americanos e o representante dos Estados Unidos que assistirão nesta sexta-feira à posse de Alan García mostraram hoje sua confiança no novo Executivo peruano e no fortalecimento das relações com o país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está em Lima, assim como os dirigentes do Panamá, Martín Torrijos; do Paraguai, Nicanor Duarte; de El Salvador, Elías Saca; e de Honduras, Manuel Zelaya, entre outros.

Pouco depois de García anunciar a composição de seu gabinete, liderado pelo secretário-geral do Partido Aprista Peruano e novo primeiro-ministro, Jorge del Castillo, começaram a chegar a Lima os dirigentes.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, uma das convidadas esperadas com maior expectativa, se mostrou disposta a "aprofundar as relações com o Peru" e deixar para trás as históricas disputas com o país vizinho.

"Estamos contentes por compartilhar com os peruanos esta celebração democrática", disse Bachelet, que desejou "o melhor para os dois povos" e chegou acompanhada de Isabel Allende, filha do ex-presidente Salvador Allende.

O colombiano Álvaro Uribe, por sua vez, previu um "Governo muito bom" após assegurar que na Colômbia há "afeto e muita admiração" por Alan García. Além disso, parabenizou o atual presidente, Alejandro Toledo, por sua gestão, antes de uma reunião bilateral com Bachelet.

Bachelet e Uribe aproveitaram sua estadia em Lima para anunciar o início das negociações de um acordo de livre-comércio. Além disso, o Chile poderá voltar à Comunidade Andina, formada por Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.

O presidente do Equador, Alfredo Palacio, deve chegar esta noite, e o boliviano Evo Morales na manhã desta sexta-feira.

O representante dos EUA é o secretário de Comércio, Carlos Gutiérrez, que destacou o compromisso do Peru com a democracia e disse que o país é "um grande exemplo para o mundo".

Em sua último mensagem à nação, o presidente em fim de mandato, Alejandro Toledo, afirmou hoje que deixa o Governo com "uma economia nos trilhos do crescimento econômico" e um país fortalecido no respeito aos princípios democráticos.

Além disso, o novo primeiro-ministro, Jorge del Castillo, comentou em entrevista à Efe que o Governo do Partido Aprista trabalhará "com intensidade e austeridade" para que o país andino seja líder regional na luta contra o tráfico de drogas e para incentivar o comércio do gás.

Ele defendeu "uma gestão prudente da economia" e "o desenvolvimento social para atender os pobres". Disse que o Chile será "um aliado estratégico nas relações com a Ásia e no tratamento do capital estrangeiro".

Também disse que o Peru aprofundará os laços com o Brasil. Mas, sobre a Venezuela, afirmou que as relações "continuarão congeladas" O presidente venezuelano, Hugo Chávez, será o grande ausente na posse de García. Os dois trocaram farpas durante a recente campanha eleitoral no Peru.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/286936/visualizar/