Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 21 de Julho de 2006 às 22:00

    Imprimir


Deputado José Riva (PP), primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, apresentou projeto de lei criando o programa ‘Cultura para Todos’, visando sistematizar a adoção de Bibliotecas e Equipamentos Culturais por empresas, com responsabilidade social, sediadas no Estado de Mato Grosso. Aguardando o retorno das atividades parlamentares (agosto), Riva considera que sua proposta terá aceitação por parte da maioria dos deputados.

A adoção conforme o parlamentar progressista é o vínculo estabelecido entre a empresa e o equipamento cultural, garantindo proteção e otimização de seu acervo; introdução de novas tecnologias; manutenção das instalações prediais em perfeito estado e em compatibilidade com o número de pessoas a serem atendidas.

Empresas com responsabilidade social são aquelas que contribuem material ou financeiramente, podendo adotar um ou mais equipamentos culturais, assim como eleger uma ou mais áreas de contribuição. Equipamento cultural são bibliotecas, centros culturais, casas de cultura, museus, teatros e outros.

Todos os materiais adquiridos pelas empresas adotantes serão doados ao Estado, passando a integrar o patrimônio público. Aderindo ao projeto terão seus nomes afixados na entrada principal da entidade cultural, com os seguintes dizeres: “A (s) empresa... (s) zela (m) pelo SABER da comunidade.

Conforme o autor do projeto, deputado Riva, por maiores que sejam os recursos públicos destinados à área cultural, sempre ficam aquém dos níveis ideais. “Nossa proposta visa possibilitar a contribuição por parte das empresas, material ou financeiramente, a manutenção e melhoria das peças existentes nos diversos ambientes culturais, mesmo o poder público investindo sistematicamente neste setor”, disse.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/288241/visualizar/