Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 03 de Julho de 2006 às 22:50

    Imprimir


Um semestre de muito trabalho, onde a Assembléia mostrou sua função. Assim o deputado Alencar Soares definiu as atividades no Poder nos primeiros seis meses deste ano. Parlamentar de segundo mandato, Alencar decidiu este ano não concorrer à reeleição, pois existe a possibilidade, praticamente certa, de que será nomeado pela Assembléia para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado (TCE), cargo vitalício.

Nessa entrevista o deputado faz um pequeno balanço dos trabalhos e fala de suas expectativas em relação às eleições de outubro.

Secom AL - Como o senhor avalia os trabalhos da Assembléia nesse primeiro semestre?

Alencar Soares – Eu acho que foi de grande valia o trabalho de todos os deputados. Muitos projetos, muitas indicações, nós, como presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), tivemos um grande trabalho, e ainda estamos trabalhando, porque não demos parecer na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias 2007). Ela teve que voltar para nós porque depois de darmos o parecer o projeto recebeu mais emendas, então esta semana é que vamos votar a LDO. Mas eu quero deixar bem claro que os deputados, a Assembléia Legislativa, trabalharam muito este primeiro semestre do ano, muitas audiências públicas, muitas discussões com o secretariado do governo, com o próprio governador, então eu acho que nós fomos vitoriosos. Pelo trabalho e pela dedicação. Nós, como deputado do interior, graças a Deus conseguimos um trabalho permanente nos nossos municípios, conseguimos levar muitos recursos para nossa região. Ainda é pouco em relação ao que é a necessidade da nossa região, mas graças a Deus conseguimos trabalhar, tanto em Barra do Garças, quanto Araguainha até a região de Vila Rica, São Félix, aqui no médio Araguaia, em Xavantina, Água Boa e Canarana, todos. O governo investiu muito na área da saúde, com hospital, com reforma de colégios, com colégios novos. Então eu quero agradecer a Deus e dizer aos companheiros que o nosso trabalho foi difícil, mas foi compensativo, porque a luta e o retorno que houve foi importante. Então, só temos que agradecer e desejar que nossa luta continue pelas nossas cidades que são as mais necessitadas do interior.

Secom AL – Pessoalmente, o deputado Alencar Soares apresentou tudo que considerava necessário?

Alencar – Hoje está complicado porque não adianta você entrar com quantidade de projetos, porque a maioria é inconstitucional. O deputado não pode criar despesa. Então nós achamos uma forma de trabalhar, através de indicação e direto com os secretários. Conseguimos várias emendas. O mais importante é você levar o recurso. O povo do interior, principalmente, quer recursos, quer estrada, educação, saúde e isso foi feito pelo governador Blairo Maggi (PPS). O governo Maggi foi muito importante para nós. Só o lançamento e já ter uma parte em fase de conclusão, até agosto, da BR 158, nós vamos inaugurar os primeiro 17 quilômetros, eu acho de suma importância. Não posso deixar de agradecer o governador Blairo Maggi pelo apoio que deu para a nossa região.

Secom AL – E o relacionamento do Legislativo com o Executivo, foi bom?

Alencar – Foi importante. O governador tem uma bancada unida, que tem dado sustentação a ele, e tanto o presidente da Casa, quanto os secretários, os deputados, todos têm trânsito livre com o governo. E o governo, através de seu secretariado, tem atendido de uma forma especial todos os deputados. No meu caso, em especial, não tenho o que reclamar de nenhum. Todos os secretários me atenderam muito bem e eu tenho só que agradecer e desejar sucesso a eles nessa caminhada.

Secom AL – Esse ano nós temos eleições gerais, isso pode atrapalhar o andamento dos trabalhos na Casa, no segundo semestre?

Alencar – Em hipótese alguma. Nunca atrapalhou, porque que vai atrapalhar agora? Lógico que você diminui às vezes até o plenário, mas as quatro sessões semanais vão continuar, se diminuir uma o trabalho será intensivo, você pode começar uma sessão 8 horas e prorrogar o dia todo, por exemplo. Nas comissões os pareceres continuarão sendo dados. Então de forma nenhuma, não vejo nenhuma hipótese de atrapalhar os trabalhos. E nós, deputados estaduais, temos que manter o quorum, manter os trabalhos na ativa, então não me preocupo sobre isso.

Secom AL – E nessa eleição, o senhor acha que deve haver muita renovação na Assembléia ou a maioria dos deputados que são candidatos vão se reeleger?

Alencar – Eu acho que a maioria vai ser reeleita. Acho que nós fazemos mais de 60% dos candidatos à reeleição. Temos aí dois candidatos a federal, um vice-governador, então a Assembléia tem mostrado o seu papel e os deputados têm trabalhado. Então, em cima do trabalho, acredito que a Assembléia faz um mínimo de 60% dos deputados.

Secom AL – Qual a expectativa de votação da LDO?

Alencar – Deve votar essa semana, até quinta-feira. Vamos dar parecer nela hoje. Se nenhum deputado entrar com mais emendas a gente pode votar quarta-feira. Mas acredito que até quinta-feira, com certeza absoluta, vai ser votada a LDO.

Secom AL – Por que o senhor decidiu não sair candidato?

Alencar – A vida política é uma vida ativa, de altos e baixos, importante, e eu estou tendo aí a oportunidade, graças a Deus, meus colegas deputados me deram a oportunidade de ir para o Tribunal de Contas. Se der tudo certo serei mais um representante de Mato Grosso no Tribunal de Contas do Estado. Mas continua o trabalho, estou deixando a vida política, mas não estou deixando a vida pública. Continuo na vida pública da mesma forma, trabalhando com a mesma coerência, com a mesma serenidade, com a mesma dedicação. E são coisas que vão acontecer, não está totalmente definida, ainda estão definindo, tem que passar por votação, tem que meus nobres pares, meus nobres colegas, me darem esse voto de confiança. Ainda tem alguns detalhes para nós conversarmos e continuar trabalhando.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/290970/visualizar/