Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Segunda - 03 de Julho de 2006 às 11:11

    Imprimir


Na brincadeira, os artistas mostram a jovens e crianças a obra do escritor espanhol Miguel de Cervantes, que viveu entre 1547 e 1616. Duas das mais aclamadas companhias de teatro de Mato Grosso - Fúria e Mosaico –manipulam bonecos de fantoche para contar histórias e encantar platéia no XX III Festival de Inverno, em Chapada dos Guimarães.

No evento realizado pelo Governo do Estado e Prefeitura Municipal, o grupo Fúria apresenta o espetáculo “Quixote – O Comecinho”, no dia 04/07 às 17h30, no Espaço Cultural Frei Osvaldo.

Fúria iniciou esse trabalho em 2005. “Quixote - O Comecinho” faz parte do projeto Dom Quixote na Caixa, selecionado pelo Prêmio Funarte Petrobras de Fomento ao Teatro em 2005, dentro do grupo de produções para infância e juventude.

O ator do Fúria, Péricles Anarcos fez o texto, e a interpretação manteve os conceitos do repertório “Encaixotando Shakespeare” com a linguagem da “Caixa Mágica”, outra peça da cia. de teatro. A diferença é no “Quixote – O Comecinho” são os bonecos que entram em cena no lugar dos atores.

Na brincadeira, os artistas mostram a jovens e crianças a obra do escritor espanhol Miguel de Cervantes, que viveu entre 1547 e 1616.

"Durante a encenação, as crianças interagem com os personagens. É assim que uma pessoa da platéia é escolhida para ser cortejada por Quixote. Ou, então, quando todos os personagens dormem é o público que os alerta do perigo na cena", explica o grupo.

Também com uma proposta lúdica e interativa, os bonecos do grupo Mosaico encarnam uma das mais famosas obras shakespereana “Romeu e Julienta”. A peça será exibida no dia 06/07, às 17h, no Espaço Cultural, em Chapada dos Guimarães.

O cenário e o figurino dos personagens são inspirados nas cantigas populares e folclóricas enriquecidos por uma linguagem bem cuiabana, que provoca um caráter lúdico e singular ao espetáculo.

Em 10 anos de existência, a Companhia Teatro Mosaico já percorreu mais de 15 estados brasileiros e recebeu notoriedade de seu trabalho em suas temporadas no Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). Entrada gratuita.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/291045/visualizar/