Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 28 de Junho de 2006 às 23:10
Por: Toninho de Souza

    Imprimir


A partir da próxima segunda-feira (03.07) qualquer cidadão poderá ter acesso, via internet, a todo o trâmite dos processos para liberação de planos de manejo em andamento na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). As autorizações concedidas pelo órgão ambiental do Estado também estarão disponíveis aos usuários.

O projeto “Manejo Transparente” elaborado pela equipe de informática da Sema foi apresentado pelo Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, nesta quarta-feira (28/06), aos participantes do “Workshop sobre Negócios Florestais Sustentáveis” que está sendo realizado no auditório do Senai em Sinop, um dos principais municípios da região Norte de Mato Grosso.

As informações sobre os projetos de manejo estarão disponíveis no site oficial da Sema (www.sema.mt.gov.br). Ao acessar o site o usuário poderá visualizar o mapa da propriedade e todos os detalhes com coordenadas geográficas da área autorizada para exploração através do plano de manejo.

O secretário-adjunto da Sema, Luis Henrique Daldegan, diz que a transparência é uma das ações importantes do órgão. “fazemos questão que a sociedade acompanhe o nosso trabalho e tenha acesso às ações desenvolvidas pela Sema. É através da transparência que iremos construir uma política ambiental realmente sólida e eficiente na prestação de serviço ao nosso cliente que é o cidadão” salientou.

Daldegan apontou outros serviços criados pela Sema, como o Cadastro do Consumidor de Produtos Florestais (CC-Sema) que permitiu a regularização do setor madeireiro, o Sistema de Licenciamento em Propriedades Rurais (SLAPR) e o Sistema de Fiscalização Compartilhado, que utiliza imagens de satélite na fiscalização de crimes ambientais como desmatamento ilegal e queimadas.

“São sistemas inéditos criados pela Sema, que hoje são apontados como modelo para o país e estão sendo copiados por outros Estados, principalmente os Estados da região amazônica” disse Luis Daldegan.

Segundo o secretário, a utilização da tecnologia diminui em muito a margem de fraudes contra o sistema. Ele citou como exemplo a emissão de Guias de Autorização para o transporte de Produtos Florestais (GFs), cujo o documento é retirado via internet de acordo com o saldo do cliente no sistema. “Com a redução do uso do papel estamos eliminando a burocracia e a possibilidade de fraudes” disse ele.

A nova postura da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) que completou um ano de criação no último dia 23 de junho foi elogiada por representantes da sociedade organizada que participam do Workshop Sobre Negócios Florestais Sustentáveis em Sinop.

“O Meio Ambiente hoje em Mato Grosso tem outra cara. Um exemplo é o setor madeireiro que voltou a ser movimentado após a criação da Sema, agora dentro da legalidade” frisou Jaldes Langer, presidente do Sindicato da Industria Madeireira em Sinop (SINDUSMAD).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/291931/visualizar/