Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 28 de Junho de 2006 às 18:10

    Imprimir


Dois criatórios de javalis foram embargados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e seus proprietários notificados.Eles receberam multa de R$ 15 mil por poluição ambiental e tem prazo de até 15 dias para regularizar a situação, sob pena de terem suas atividades encerradas.

As vistorias que vem acontecendo desde o início do ano, foram realizadas durante uma semana nas cidades de Caxias do Sul, Antônio Prado, Flores da Cunha, Pinto Bandeira, Bento Gonçalves, Três Coroas e Gramado. A fiscalização do Núcleo de Fauna e Flora da sede, e do escritório do Ibama em Caxias do Sul, incluiu três criatórios conservacionistas e nove comerciais.

Segundo o biólogo Fábio Faraco, caso os criadores não atendam à notificação que exige obras de segurança e infra-estrutura para acabar com os focos de poluição, bem como o despejo de dejetos ao ar livre, estarão sujeitos às penalidades previstas em Lei, e que incluem o abate dos animais e encerramento das atividades.Eles também poderão sofrer multas diárias.

Fábio ressalta que os criatórios conservacionistas também devem se adequar às exigências legais e manterem atualizadas as licenças para o transporte dos animais. Além disso, o biólogo lembra que todos os criadores devem enviar ao Núcleo de Fauna e Flora do Ibama um relatório do plantel de javalis atualizado, atendendo à legislação nos itens de segurança, bem como comunicar em caso de desistência da atividade. Ele lembra ainda que as vistorias continuarão a serem feitas em todo o Estado e não têm prazo para terminar.





Fonte: Ibama/RS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/291955/visualizar/