Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 28 de Junho de 2006 às 14:14
Por: Lygia Lima

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recebe hoje (28) em Cuiabá, o selo 'Gênero e Raça', conferido pela Prefeitura de Cuiabá como reconhecimento pelas iniciativas adotadas pela instituição no sentido de superar as desigualdades sociais e combater o racismo.

O selo será recebido pelo coordenador do Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade da Unemat (NEGRA), professor Paulo Alberto dos Santos Vieira, que irá representar a Unemat.

A Universidade de Mato Grosso adota desde o final de 2004 o sistema de cotas onde 25% das vagas ofertadas nos cursos de graduação são destinadas a alunos que se auto-declarem negros ou pardos. Somente no vestibular que acontece a partir deste domingo (02.07) são 450 vagas destinadas para alunos que se encaixam no Programa de Inclusão Étnico e Racial da Universidade.

De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, a entrega do selo para a Universidade do Estado de Mato Grosso, leva em consideração a necessidade de reconhecimento público das instituições que se destacam pelo zelo, dedicação e presteza na área de promoção da igualdade racial e de gênero, além de contribuir para o desenvolvimento de políticas afirmativas.

Além do sistema de cotas, o NEGRA, também mantém em andamento um curso de pós-graduação para professores da rede pública e particular de ensino de Cáceres e egressos dos cursos de História, Pedagogia e Letras.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/292006/visualizar/