Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 27 de Junho de 2006 às 20:10

    Imprimir


Desde agosto do ano passado, o município de Alta Floresta recebeu do Governo Federal, através da Funai, recursos para aplicação na saúde indígena. Na época, houve poucas informações a respeito da aplicação das parcelas de R$ 80 mil depositadas nas contas da Prefeitura. Os depósitos foram feitos entre agosto de 2005 e fevereiro de 2006, totalizando R$ 642 mil. A aplicação desse recurso está sendo cobrada por três aldeias indígenas, Kururuzinho, Mayrowy e Pontal.

Representantes dessas aldeias e da Fundação Nacional de Saúde tiveram duas reuniões, com a prefeita Maria Izaura e o Secretário de Saúde Robson Valadão pela manhã, e com vereadores à tarde. Nos dois encontros, foi apresentado Plano para Aplicação de Recursos da SAS.

Os recursos deverão distribuídos para aplicação em três áreas: na construção de posto de saúde com aquisição de equipamentos, na comunicação e transporte. Outro eixo que serão direcionados os recursos é na área de controle social, equipando o Conselho Distrital de Saúde Indígena. O terceiro ponto defendido pelos índios trata da implantação de programas de educação e saúde. Além das três aldeias, a aplicação dos recursos da SAS vai beneficiar outros 3,8 mil índios de outras aldeias e etnias de forma indireta.

No próximo dia 11, haverá uma audiência entre os índios e o Conselho Municipal de Saúde. Nesse encontro será apresentado o plano de aplicação dos 642 mil reais. A partir dessa reunião, será encaminhado o processo para liberação dos recursos para investimentos.

“O que tem pegado mais é a burocracia pública mesmo. Precisava fazer um plano de aplicação desses recursos, precisava de um entendimento com o Poder Municipal e com o Poder Legislativo e houve demora nesse entendimento, devido a problemas burocráticos”, explicou o assessor da Coordenadoria de Saúde Indígena da Funasa em Mato Grosso, Márcio Costa Vieira Barros.

Vieira Barros considerou produtivas as duas reuniões, inclusive as críticas recebidas pelos parlamentares altaflorestenses. Ele reconheceu que houve demora no encaminhamento dos processos para liberação dos recursos e disse esperar que nos próximos dias os recursos sejam liberados.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/292121/visualizar/