Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 24 de Junho de 2006 às 06:43
Por: Auro Ida/Romilson Dourado

    Imprimir


Em reunião ontem à noite, o PSDB de Mato Grosso decidiu que terá chapa completa no pleito deste ano, com Antero Paes de Barros e Dante de Oliveira. A definição oficial sai na próxima segunda-feira, mas a tendência é dos dois inverterem as candidaturas de 1998. Agora, Antero deve disputar o governo e, Dante, o Senado. Ambos já testaram esse chapa em 2002 e foram derrotados.

A disposição do Antero manifestada ontem à tarde às principais lideranças do PSDB do Estado era de concorrer, de novo, ao Palácio Paiaguás. Ele admitiu fazer um novo "sacrifício" pelo partido, apesar da cúpula nacional defender a sua reeleição.

O primeiro aliado que Antero procurou para comunicar da sua intenção foi o prefeito cuiabano Wilson Santos. Em jantar na quinta-feira na residência do senador, um dia antes da reunião com membros da executiva regional, ele informou ao prefeito que estava disposto a ser candidato a governador, o que recebeu incentivo do prefeito cuiabano. Santos garantiu empenho à campanha e fez questão de destacar que é partidário e que deve gratidão a Antero, que foi espécie de coordenador de marketing no segundo turno de sua campanha em 2004 na Capital.

Ontem, na reunião tucana, o senador repetiu o que havia dito para Wilson Santos. "O Antero é partidário e vai aceitar a convocação do PSDB para disputar a sucessão estadual", informou um membro da executiva regional. Entre os que participaram da reunião ontem estavam Luiz Soares, Aparecido Alves e Hermes de Abreu.

Para evitar perder espaço no Senado, o PSDB pensa em lançar o ex-governador Dante de Oliveira. Mas não está descartada a possibilidade dele rever a sua posição contrária ao apelo feito pelo presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jeiressati (CE), para que disputasse, outra vez, o governo do Estado.

Há setores do partido que entendem que é preciso preservar a candidatura a reeleição de Antero e defendem que o ex-governador assuma a disputa pelo governo. No entanto, como ele não demonstra entusiasmo, a grande maioria é a favor do senador enfrentar o governador Blairo Maggi. Neste final de semana, as lideranças tucanas vão manter conversação para que, na próxima segunda, o dilema entre os dois seja resolvido. O que está definido, após ser rejeitado pelo PPS, é de que o PSDB terá candidato próprio ao governo e ao Senado. Na segunda, a candidatura ao governo de Antero será debatida na reunião da regional e deve ser anunciada na terça-feira, durante encontro ampliado do diretório regional.

Com a decisão do PSDB, sobe para quatro o número de postulantes à cadeira de governador. O PSC, em convenção, confirmou o nome do ex-deputado federal Bento Porto. O PT já definiu que terá a senadora Serys Marli no páreo e, o PPS, tentará reeleger Blairo Maggi.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/292975/visualizar/