Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 31 de Maio de 2006 às 09:19

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve receber hoje o ex-governador Orestes Quércia, presidente do PMDB-SP, para discutir uma possível aliança entre as duas legendas em São Paulo. O encontro faz parte da "ofensiva" do PT para selar uma aliança com o PMDB, com ênfase em um dos principais colégios eleitorais do país.

Nas últimas semanas, PT e PSDB têm redobrado os esforços para fechar um acordo político com o PMDB, hoje dividido em grupos: os defensores de uma candidatura própria e os favoráveis a alianças ou com os petistas ou com os tucanos. O primeiro grupo, que tem como candidato o senador Pedro Simon (RS), já admitiu as dificuldades em emplacar seu nome dentro do partido.

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, disse que a coligação com o PMDB é fundamental não só para garantir a governabilidade num eventual segundo mandato de Lula, mas também pelos votos que o partido pode trazer para a campanha do presidente.

O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) admitiu, no entanto, que as "particularidades regionais" da legenda de Quércia devem dificultar uma aliança fechada com o PMDB e chegou a defender um "acordo político", reservando um pacto formal para o segundo turno.

No âmbito estadual, o apoio de Quércia é considerado importante para alavancar a candidatura do senador petista Aloizio Mercadante (SP), que nas pesquisas eleitorais para a sucessão estadual aparece atrás do candidato tucano José Serra. Pelas últimas sondagens, Serra teria condições de vencer já no primeiro turno caso a eleição fosse hoje.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/297787/visualizar/