Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 25 de Maio de 2006 às 20:20

    Imprimir


A potencialidade de Mato Grosso para projetos de ecoturismo foi tema de palestra proferida pela secretaria de Desenvolvimento do Turismo , Yêda Marli de Oliveira Assis, hoje de manhã, durante a programação do 8º Congresso e Exposição Internacional sobre Florestas (Forest 2006).

A secretaria destacou que o “ecoturismo é uma atividade especialmente humana, não será substituída por máquinas e para sobreviver tem que preservar a natureza.” Mato Grosso é um Estado único que tem três biomas diferentes, Pantanal, Cerrado , Amazônia e ainda conta com as belezas da região do Araguaia.

Um dos exemplos de projeto em desenvolvimento para o turismo sustentável está em Nobres. Dentro do Parque existe um assentamento onde está sendo feito um trabalho de capacitação e conscientização da comunidade. Mato Grosso tem 17 unidades de conservação federais e 36 estaduais. “ O número de RPPN ( Reserva Particular do Patrimônio Natural ) tem aumentado, isso demonstra o interesse e a preocupação da comunidade mato-grossense”, enfatizou a secretária.

Yêda Assis apresentou também um vídeo com os roteiros turísticos mato-grossenses que serão apresentados no Salão do Turismo, de 02 a 06 de junho, em São Paulo. Entre os roteiros de padrão internacional estão : Do Pantanal à Amazônia, Roteiro do Xingu – Etnoturismo Indígena e a Travessia do Pantanal, que interliga os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Entre o público presente, muitos não conheciam a potencialidade do ecoturismo em Mato Grosso. A estudante de biologia de Várzea Grande , Walquiri Simi, comenta que nunca tinha ouvido falar de vários locais apresentados. “ Acho que despertou na gente a potencialidade do nosso Estado e a importância de conciliar a preservação e o turismo”, concluiu. A estudante de Rondônia, Giveri de Farias, também ficou encantada com as paisagens. “São muito lindas, inclusive quero ir conhecer” .

Questionada sobre o que o Estado tem feito para evitar o Turismo Sexual, a secretária Yêda Assis, disse que está sendo feito um trabalho no município de Cáceres(225 km a oeste da Capital), um dos focos deste tipo de turismo em Mato Grosso. “Quem vem para o Estado com esse interesse é bandido e deve ser tratado como tal”, disse Yêda. A secretária também anunciou que será feito uma Campanha Estadual de Combate ao Turismo Sexual.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/298914/visualizar/