Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Maio de 2006 às 13:31

    Imprimir


As famílias de baixa renda poderão trocar latas de alumínio e garrafas PET por bônus a serem descontados na fatura de energia elétrica. Foi confirmada nesta quarta-feira (24.05) a parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso, a Rede Cemat, a empresa Aleris Latasa e o Cempre (Compromisso Empresarial para e Reciclagem), no projeto Vale Luz.

A secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Terezinha Maggi, juntamente com o deputado estadual Carlos Brito, o assessor da presidência da Rede Cemat, Helio Tito, a gerente do departamento de atendimento ao cliente da Cemat, Soenil Benedito de Paula, e secretários-adjuntos da Setecs, definiram a operacionalização do projeto.

O objetivo é reduzir o impacto poluente dos resíduos sólidos na natureza, principalmente nos rios e córregos e agregar valor econômico às famílias de baixa renda, uma vez que a coleta de latas e garrafas PET’s e entrega destes produtos nos postos de troca possibilitarão bônus, que serão abatidos no valor final da conta de energia.

Em poucos dias, o cidadão poderá conferir o funcionamento do projeto Vale Luz na Praça Ipiranga, no Centro de Cuiabá, onde será montado um estande demonstrativo do funcionamento do sistema. Além da unidade de coleta que será instalada na Praça neste primeiro momento, outros postos serão implantados em regiões estratégicas da cidade.

O Vale Luz integra o programa de reciclagem e responsabilidade sócio-ambiental que está sendo posto em prática há aproximadamente seis meses, desde que o Governo do Estado em parceria com a empresa Aleris Latasa S/A e o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) instalaram em Cuiabá um Centro de Capacitação e Reciclagem.

O centro funciona no bairro Dom Aquino e tem o objetivo de capacitar e organizar os trabalhadores em cooperativas, para que o material processado ganhe mais valor e tenha melhor qualidade, além de ser uma atividade lucrativa. No local funcionam três máquinas prensadoras com capacidade para reciclar 150 toneladas de latas por mês. São reciclados mensalmente entre 100 e 150 toneladas.

De acordo com a secretária Terezinha Maggi, o Governo busca agora instrumentos para que o cidadão carente possa obter renda e pagar sua fatura de energia. “Temos no Estado aproximadamente 200 mil consumidores, que já são isentos do ICMS na conta de luz. Agora estas mesmas pessoas terão como obter uma renda e quitar sua conta de energia sem aperto e ainda contribuir com a preservação do ambiente”.

Na opinião do deputado Carlos Brito, autor do projeto Vale Luz, todo o trabalho do Governo do Estado em parceria com a Aleris, com o Cempre e agora com a Rede Cemat busca oferecer aumento de renda aos trabalhadores que vivem da coleta de materiais e ao mesmo tempo conscientizar para a importância da reciclagem de resíduos sólidos e para a preservação do meio ambiente.

Entidades filantrópicas

O cidadão que desejar participar do projeto Vale Luz, mas destinar o bônus para alguma instituição filantrópica também poderá fazê-lo. Ficou definido na reunião realizada nesta quarta-feira, que as instituições interessadas em participar deverão procurar a Setecs para se credenciarem no projeto. Desta forma, o cidadão que trocar a garrafa PET ou latinha de alumínio poderá repassar o bônus recebido para benefício de uma instituição filantrópica, contribuindo em um projeto social.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/298974/visualizar/