Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 24 de Maio de 2006 às 09:22

    Imprimir


Num aquecimento para o Festival Nacional de Teatro de Cuiabá, começa no dia 29 de maio uma ampla programação de oficinas técnicas, com temas que vão do teatro de bonecos à técnica vocal, passando por teatro para a melhor idade e cenografia. Batizada de Ribuliço das Cabeças, a ação pretende ampliar o contato da comunidade com o teatro e também aperfeiçoar os profissionais desse segmento. O Festival ocorre de 3 a 10 de junho em Cuiabá e inclui na programação principal cinco palestras, mais cinco oficinas e uma mostra de curta-metragens como complemento ao Ribuliço das Cabeças.

A coordenadora do Ribuliço das Cabeças, Mazé de Oliveira, explica que podem participar das oficinas atores, artistas e interessados em saber um pouco mais sobre os assuntos propostos. Mazé, que é atriz do Teatro Fúria, destaca ainda que os temas abordados foram selecionados para abranger o máximo de setores do teatro. Além disso, para incentivar uma maior proximidade com o público, as oficinas ocorrem em diversos locais, como bairros e espaços alternativos. "A idéia é propiciar que a comunidade tenha mais contato com o universo teatral. Muitas pessoas têm curiosidade em saber como é uma peça, vontade de participar de oficinas, mas não têm a oportunidade. A intenção é dar essa chance para que apareçam novos talentos e público".

Inscrições - Para efetivar as inscrições os interessados devem procurar a Secretaria de Estado de Cultura ou as localidades onde as oficinas serão realizadas. Cada inscrição custa apenas 1 quilo de alimento não perecível. Mazé ressalta que não há limite de idade para participar das oficinas. "De criança a idoso, qualquer pessoa pode se inscrever e participar dos encontros". (A parte em vermelho pode ser colocada no final, como serviço.

Oficinas e locais -

Ministrada por Jonatas Rodrigues, da Confraria dos Atores, a oficina O Ator Contemporâneo dispõe de 20 vagas. Os encontros serão no Centro Cultural Casa Cuiabana das 8h às 12h. A atividade propõe a busca de uma fluência interna que concede aos personagens uma coerência física e psicológica orgânica. O Centro de Convivência Padre Firmo, localizado no bairro Porto, será palco do Teatro Para a Melhor Idade, que tem 40 vagas abertas. Como as aulas serão divididas em duas turmas os períodos disponíveis serão das 14h às 16h e das 16h às 18h. Nessas duas horas diárias, o ator Maurício Ricardo desenvolverá um trabalho que privilegie os relacionamentos interpessoais no universo de pessoas idosas, bem como diversas questões como integração, funções cognitivas, estimulo à livre expressão e o favorecimento a uma maior compreensão do envelhecer, visando melhoria concreta na qualidade de vida.

Buscando um público variado, a oficina A Busca do Clown será ministrada por Tatiana Horevicht, da Cia Pessoal de Teatro de Mato Grosso, que trabalhará especificamente a técnica do palhaço com o intuito de instrumentalizar o fazer teatral de grupos indivíduos ligados às artes cênicas de um modo geral. As atividades serão desenvolvidas na escola Estadual Professora Dione Augusta Silva, no bairro CPA 4, das 14h às 18h.

A Confecção e Manipulação de Bonecos proporcionará a comunidade em geral a aprendizagem - como o próprio nome sugere - a montagem e manipulação de bonecos, além de conhecimento teórico e histórico dessa técnica milenar. O responsável por ensinar os participantes da oficina, que ocorrerá no ICV do bairro Jardim Vitória, é o bonequeiro Carlos Pessoa. São disponibilizadas 25 vagas para as aulas que ocorrerão das 14h às 18h.

Para animar os bonecos, a coordenação do Ribuliço das Cabeças sugere a participação do público na oficina Como Contar e Encantar Com Histórias dirigida pela atriz e arte-educadora, Alicce Oliveira. Estão disponíveis 30 vagas. As aulas serão das 18h às 21h, no Centro Sócio Cultural Antônio Lopes Pereira, situado na comunidade São Gonçalo .

Direcionado para atores, atriz, figurinistas e curiosos, o curso de Cenografia e Figurino, por Vânia Monteiro, visa fazer um breve apanhado discutindo a cenografia como linguagem e a importância do lugar onde o ato cênico é desenvolvido. O Museu do Rio sediará as atividades que dispõe de 15 vagas e serão realizadas das 14h às 18h.

Com o tema Arte na Lona, Júlio Carcará, da Leite de Pedras Laboratórios Cênicos, fará uma introdução dos participantes ao fabuloso e mágico mundo do circo com técnicas de acrobacias, malabares, balé aéreo e perna de pau. Quinze pessoas ter]ão a oportunidade de vivenciar essas experiências incríveis das 18h às 22h, na Lona do Júlio, no bairro Lixeira.

Com data diferenciada, duas oficinas serão realizadas do dia 30 de maio a 2 de junho, no Salão Social do Sesc Arsenal. Das 8h às 12h, o preparador vocal André Vilani trabalhará o assunto Técnica e Expressão Vocal, que oferece 30 vagas. A atividade tem a proposta de ensino meios de usar o aparelho fonador com melhor rendimento vocal.

O período das 14h às 18h será usado por Silvana Teixeira e Fábio César que coordenarão a oficina O Corpo do Ator para capacitar tecnicamente atores e atrizes em preparação corporal e performance cênica, por meio de exploração teórico-prática das possibilidades psicomotoras. São ofertadas 30 vagas.

Tabela para facilitar visualização dos cursos.

Oficina Oficineiro Local Data Horário Número de vagas

O Ator Contemporâneo Jonatas Rodrigues Casa Cuiabana 29-05 a 02-06 8h às 12h 20 vagas

Teatro Para a Melhor Idade Maurício Ricardo Centro de Convivência Padre Firmo 29-05 a 02-06 14h às 16h e 16 às 18h 40 vagas

A Busca do Clown Tatiana Horevicht Estadual Professora Dione Augusta Silva 29-05 a 02-06 14h às 18h 30 vagas

Confecção e Manipulação de Bonecos Carlos Pessoa ICV do Jardim Vitória 29-05 a 02-06 14h às 18h 25 vagas

Como Contar e Encantar Com Histórias Alicce Oliveira Centro Sócio Cultural Antônio Lopes Pereira 29-05 a 02-06 18h às 21h 30 vagas

Cenografia e Figurino Vânia Monteiro Museu do Rio 29-05 a 02-06 14h às 18h 15 vagas

Arte na Lona Júlio Carcará Lona do Júlio, bairro Lixeira 29-05 a 02-06 18h às 22h 15 vagas

Técnica e Expressão Vocal André Vilani Salão do Sesc Arsenal 30-05 a 03-06 8h às 12h 30 vagas

O Corpo do Ator Silvana Teixeira e Fábio César Salão do Sesc Arsenal 30-05 a 03-06 14h às 18h 30 vagas





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/299100/visualizar/