Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 22 de Maio de 2006 às 09:58
Por: Lygia Lima

    Imprimir


Mato Grosso está implantando três centros de capacitação em operacionalização de informações de banco de dados da base cartográfica digital. Destes, dois serão instalados na Universidade do Estado de Mato Grosso, nos campi de Alta Floresta e Cáceres. A assinatura do convênio assinado entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Universidade já aconteceu e a liberação dos recursos está para ocorrer.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat, Solange Ikeda, ressalta a importância da universidade em estar participando desse convênio que integra o subprograma de Políticas de Recursos Naturais (SPRN) do Ministério do Meio Ambiente. A intenção é que o centros possibilitem a capacitação permanente de técnicos ligados a órgãos governamentais e sociedade civil para atuar na área ambiental e na gestão territorial da Amazônia Legal.

Dentro do projeto está prevista a implantação de 13 centros de capacitação em nove estados brasileiros, destes três serão em Mato Grosso. A escolha da Unemat para sediar dois desses centros se deve a sua característica multicampi permitindo a sua presença nos biomas: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica e também pela implantação do primeiro mestrado em Ciências Ambientais, que já começou a funcionar. O terceiro centro de capacitação será gerenciado pela UFMT.

Com o acordo, a Unemat receberá, para execução do projeto, equipamentos como projetor multimídia, GPS, microcomputadores com software para trabalho nessa área que permitem a análise de imagens de satélites da escala 1:100.000. A intenção é ofertar cursos de capacitação com duração de 40 horas, com turmas de no mínimo 10 alunos sendo no mínimo duas turmas por semestre.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/299514/visualizar/