Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Segunda - 22 de Maio de 2006 às 07:13

    Imprimir


Além de João Arcanjo Ribeiro, o contador Luiz Alberto Dondo Gonçalves, o pistoleiro Hércules Araújo Agostinho, o latrocida Sandro Rabelo da Silva e líderes de facções criminosas ligadas ou não ao Primeiro Comando da Capital (PCC), devem deixar Mato Grosso. Pelo menos essa é a avaliação do secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Célio Wilson de Oliveira, que vai pedir à Justiça que encaminhe-os para Penitenciária de Segurança Máxima Especial de Catanduva (PR), a "Supermax", nome usado em alusão aos presídios americanos.

Em junho ela deve ser inaugurada pelo governo federal e disponibilizará 208 vagas nessa unidade, que é destinada a membros de organizações criminosas. Para a transferência de Sandro Louco, o sistema prisional já encaminhou pedido para que ele seja integrado ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Esse é um dos critérios exigidos pela Resolução nº 502 de 9 de maio de 2006, que regulamenta os procedimentos de inclusão e de transferência de pessoas para unidades do sistema penitenciário federal.

É previsto ainda que a custódia de preso sempre ocorrerá em caráter excepcional e por período determinado. A Resolução prevê que, caso seja rejeitado o pedido de transferência, o juízo de origem poderá suscitar o conflito perante o tribunal competente. Ou seja, o Estado poderá recorrer em caso de decisão negativa ao pedido.

Célio Wilson diz que a situação processual de Dondo será avaliada antes que o pedido seja feito. Ele está condenado por crime de lavagem de dinheiro e cumpre pena na penitenciária do Pascoal Ramos. Quanto a Hércules, assegurou que a manutenção dele também é diferenciada porque não está dividindo o mesmo espaço com os demais 800 presos da unidade prisional. Hoje ele ocupa um quarto -transformado em cela - dentro da guarita da PM. A medida foi tomada depois que ele fugiu da unidade prisional pela porta da frente, em 1º de maio de 2004, sendo recapturado em janeiro de 2005 na cidade de Machadinho do Oeste (RO). "Ele é comprovadamente uma pessoa de altíssima periculosidade. Prova disso é a quantidade de crimes que ele confessou". Afirmou ainda a organização de Arcanjo não foi desarticulada. Citou como exemplo, o jogo do bicho, que ainda continua ativo, apesar das ações realizadas pela polícia.

Hércules é o principal pistoleiro da organização chefiada pelo "Comendador". Em 2005 explicou com detalhes ao Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) como cometeu pelo menos 8 assassinatos em que Arcanjo figura como mandante. Entretanto, apesar das confissões terem sido gravadas em vídeo, ele tem negado os crimes, em audiências.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/299583/visualizar/