Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 24 de Janeiro de 2013 às 11:36
Por: Weverton Correa

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) deve julgar, hoje, recurso do prefeito eleito de Vera (80 quilômetros de Sinop), Nilso Vigolo (PP), e um jornal. Eles foram multados em R$ 5 mil, cada, por propaganda irregular. Na decisão divulgada, em setembro passado, o então juiz da 22ª Zona Eleitoral de Sinop, Mirko Vincenzo Giannotte, julgou procedente representação da coligação "Vera em Boas Mãos", que apontou a veiculação de matérias que enalteceriam o postulante, antes do prazo legal.

Na defesa, na primeira instância, o então candidato apontou "preliminarmente, sua ilegitimidade passiva, ao argumento de que não faz parte do quadro social do jornal representado e que não teve conhecimento da publicação da matéria". Destacou ainda ter sido vítima de outro jornal, que teria feito ataques a ele, argumentando que a resposta foi dada à uma rádio, gravada e reproduzida pelo jornal representado.

Já o jornal apontou que "por ser um editorial, é natural a manifestação da opinião do órgão sobre o assunto tratado nas matérias, invocando seu direito de manifestação". Apontou ainda não haver elogio ou exaltação ao candidato.

Argumentos que não foram acatados pelo magistrado. "Qualquer forma de veiculação ou difusão de ideias que busquem informar a população acerca de determinada candidatura, realizada fora do período permitido, pode ser caracterizada como propaganda eleitoral extemporânea. A propaganda extemporânea resta inegavelmente configurada, implícita e explicitamente. Com efeito, a singela leitura das matérias veiculadas permite concluir, com isenção de dúvida.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/30394/visualizar/