Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 21 de Abril de 2006 às 19:55
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


Está cada vez mais difícil para a cúpula do PP segurar a base partidária que cobra uma posição mais dura em relação ao PPS e ao governo Blairo Maggi. A situação é tão delicada que líderes do partido abriram uma negociação com o deputado federal Welinton Fagundes, presidente do PL, visando uma coligação nas proporcionais (deputados federal e estadual) e para indicá-lo como candidato de ambas as siglas a senador da República na chapa encabeçada pelo atual ocupante do Palácio Paiaguás.

As primeiras conversas já aconteceram. O deputado José Riva (PP) reconhece as dificuldades de acomodação partidária dentro PP. Ponderado, o parlamentar diz acreditar numa solução, a partir do diálogo, para superar as dificuldades enfrentadas hoje por parte dos parlamentares da legenda.

O clima no PP é intranqüilo desde que o deputado Pedro Henry acabou desistindo de postular o Senado Federal, após ser acusado pelo Ministério Público Federal como envolvido no escândalo do mensalão. Mesmo sendo absolvidos pelo Conselho de Ética e pelo Plenário da Câmara Federal, Henry acabou figurando entre os 40 nomes apontados como responsáveis pelo desvio de dinheiro público segundo a Procuradoria Geral da República.

Fora isso, o entendimento do governador Blairo Maggi com o PTB deixou os progressistas ainda mais preocupados. Segundo informações não confirmadas pelo PTB ou pelo PPS, no acordo entre ambas as siglas, ficou convencionado que as duas legendas se coligariam nas chapas proporcionais.

“Desde o ano passado, o PP tem declarado explícito apoio para a reeleição do governador Blairo Maggi com coligação nas majoritárias e sem coligações nas proporcionais, agora vem um de fora do arco de alianças, com ligações no pleito passado com o PSDB, e quer agora se coligar obtendo vantagem sobre todos os demais partidos”, disse um alto membro da Executiva do PP.

Os deputados Chico Daltro e Eliene Lima reafirmaram ontem que são candidatos a uma vaga na Câmara Federal. Eles não recuam de suas pretensões e não existe a mínima vontade de qualquer um deles de ocupar a vice-governadoria ou a senatória na disputa de outubro próximo. Esse endurecimento está levando parte do partido ao confronto, sendo que a única decisão que não gera discussão é na candidatura de Pedro Henry para deputado federal, que tem apoio da quase unanimidade do PP.

Pedro Henry passou parte da tarde de ontem reunido com deputados estaduais na Assembléia Legislativa, inclusive com o deputado João Malheiros, porta-voz do governador Blairo Maggi, defendendo que é possível um entendimento com a sigla que é preferencial para o chefe do poder Executivo, mas sem muito ânimo por parte do presidente do PPS, Percival Muniz.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/305260/visualizar/