Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 21 de Abril de 2006 às 08:59
Por: Marcia Raquel

    Imprimir


O jornalista Eduardo Ricci será o ouvidor da prefeitura de Cuiabá. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Wilson Santos (PSDB) durante a cerimônia de posse do procurador-adjunto do município, Fernando Augusto Vieira de Figueiredo. Ricci, que terá status de secretário, foi indicado pelo Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor).

A posse de Ricci está prevista para a primeira quinzena de maio, porém na próxima segunda-feira ele já participa da reunião de secretariado, onde será apresentado para todos os integrantes do staff de Wilson Santos.

Até a posse, o ouvidor, que terá função semelhante à de um ombudsman, trabalhará na regulamentação da lei que criou o cargo. De acordo com o prefeito, o futuro integrante do staff contará com uma equipe, que será formada por servidores da prefeitura e não terá ligação com nenhuma pasta. “Ele vai ter liberdade para participar de todas as reuniões de secretariado e terá livre trânsito em todas as secretarias”, disse o chefe do Executivo municipal.

A decisão do prefeito, segundo ele, seguiu os critérios previstos na lei. “O Eduardo é um jornalista experiente, já trabalhou em vários veículos de comunicação e também em respeito ao Sindicato dos Jornalistas”, disse ao argumentar sobre o motivo da opção.

Mineiro de Poços de Caldas, Eduardo Ricci tem 26 anos de profissão, dos quais 24 exercidos em Cuiabá. Além de atuar em vários veículos de comunicação da Capital, Ricci foi secretário de Comunicação do governo Bezerra em 1990 e, até a última quarta-feira, era coordenador de Comunicação da Assembléia Legislativa.

Politicamente, Eduardo Ricci já militou no Partido dos Trabalhadores na década de 80. Porém, desde que se desfiliou do PT, não aderiu a nenhuma outra legenda.

“O meu papel é o de defensor do interesse do cidadão. Vou representar o usuário do serviço público diante da prefeitura”, ressaltou o futuro ombudsman ao observar que o objetivo é dar uma resposta rápida aos pleitos e reclamações dos cidadãos.

Ainda conforme Ricci, ele terá a função de criar ouvidorias nas principais secretarias do município, visto que, atualmente, somente a de Educação e a de Saúde possuem.

O local exato para a instalação da Ouvidoria Municipal ainda não foi definido, sabe-se apenas que funcionará no Palácio Alencastro. Além de definir o local e a estrutura, Eduardo Ricci já vai começar a trabalhar nos mecanismos de coleta de reclamações.

O ombudsman receberá o salário de secretário, R$ 6,4 mil, e poderá ocupar o cargo por no máximo 12 meses, sem direito à recondução, e não poderá ser demitido. A cada 14 dias ele terá um espaço para publicação das críticas e reclamações nos três principais jornais da Capital.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/305362/visualizar/