Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 21 de Abril de 2006 às 07:07
Por: Rosane Brandão

    Imprimir


Proporcionar à comunidade escolar a capacidade de liderança. Com essa finalidade a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ofereceu a “1º Capacitação dos Tutores do Progestão” à 31 profissionais da rede estadual de ensino.

O curso, que teve início na última terça-feira (18.04), no auditório do Hotel Paiaguás, em Cuiabá, encerrou hoje (20). Durante o encontro, os profissionais aprenderam a construir um projeto de gestão democrática e promover a qualidade do ensino nas escolas públicas.

Os tutores são pessoas envolvidas na gestão escolar, professores e coordenadores do Centro de Formação e Atualização dos Professores (Cefapro) e assessores pedagógicos. Com essa formação os tutores serão responsáveis pela capacitação de 1080 cursistas de 16 municípios Pólos de Mato Grosso.

“Este é um programa que envolve toda a escola: diretor, coordenador, secretário, os alunos e até mesmo os pais de alunos. Todos que fazem parte da comunidade escolar têm autonomia para buscar alternativas e solucionar problemas da escola, isso é democracia”, declarou Edilamar da Silva Brandimi, Coordenadora de formação do Cefapro.

Para a coordenadora da Escola Estadual “Vitória Furlan da Riva”, em Alta Floresta, Daisi Tereza Martins, a qualificação do Progestão estimula os profissionais a criar novos projetos dentro da escola. “O Progestão ajuda despertar no professor o desejo em desenvolver novas ações” disse a coordenadora.

Na opinião de Daisi, os problemas da escola são para solucionar em conjunto e não apenas pelo diretor. “Assim o gestor não será sobregarregado, essa responsabilidade passa a ser de toda a comunidade escolar e não só dele”, finalizou.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/305379/visualizar/