Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 17 de Abril de 2006 às 18:10

    Imprimir


A abertura oficial da temporada 2006 da Orquestra de Câmara do Estado será na noite de quarta-feira (19), a partir de 20h, no teatro do Sesc Arsenal. O grupo também se apresentará na quinta-feira (20), no mesmo horário. O ingresso é um litro de leite longa vida.

“Os músicos ensaiam diariamente, durante quatro horas. Além disso, dedicam mais quatro horas estudando. Todo esse esforço é para oferecer ao público uma apresentação de alto nível, tão boa quanto as apresentações das orquestras tradicionais do Brasil e do mundo”, enalteceu o maestro Leandro Carvalho.

Em 2006, a Orquestra de Câmara de Mato Grosso vai viajar por todo o território do Estado, além de uma turnê internacional. “Estamos indo para San Ignácio, na Bolívia. Vamos representar Mato Grosso num festival internacional de música barroca clássica”, contou Carvalho. A comitiva da orquestra viaja à Bolívia no próximo dia 30 e fica lá por uma semana. Em Mato Grosso serão 80 apresentações oficiais neste ano, além dos concertos alternativos.

Criada em 2005, a Orquestra de Câmara do Estado tem 20 músicos, sendo a maior parte deles de fora do Estado.

Democratização da Cultura

Existem dois tipos de concertos alternativos, que não fazem parte da programação oficial. Um deles é o Concerto Didático, que tem como objetivo a interação entre a comunidade e os músicos. Para isso, a orquestra e os instrumentos vão para dentro das salas de aula, onde são explicadas as funções e características de cada um deles, além de jogos e brincadeiras envolvendo música.

O outro tipo de concerto alternativo é o de Formação de Platéias. Por meio dele, a orquestra leva a música clássica para lugares onde tradicionalmente não há esse tipo de apresentação. As exibições acontecem em lugares de fácil acesso e são gratuitos. “Apresentamos desde obras clássicas como Mozart, até trilhas sonoras de cinema, como do filme Gladiador”, diz Carvalho. “Isso nos deixa mais próximos da platéia, que passa a identificar os sons e a apreciar os clássicos”, conclui.

Além dos concertos alternativos, todos os músicos da orquestra atuam como professores voluntários para professores locais e jovens de baixa renda.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/305780/visualizar/