Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 17 de Abril de 2006 às 07:18

    Imprimir


A televisão em celulares pode chegar ao mercado de massa dentro de um a dois anos, disse na quinta-feira o presidente da quinta maior fabricante mundial de celulares, a Sony Ericsson .

Ele disse que a incerteza quanto a que tecnologia ganharia destaque talvez retardasse os desdobramentos, ainda que, como fabricante de celulares, ele estivesse aberto a qualquer formato de transmissão de TV para os aparelhos.

"Nós acreditamos que isso esteja chegando, mas não creio que o mercado vá oferecer grande volume em 2006. Certamente, está no horizonte", disse Miles Flint, presidente da Sony Ericsson, em entrevista à Reuters.

Ao ser perguntado sobre em que ano o formato de televisão chegaria em massa ao celulares, Flint respondeu: "2007 ou 2008".

Uma tecnologia que está sendo experimentada pelas operadoras é a DVB-H (Digital Video Broadband-Handheld), que não emprega as redes de telefonia móvel e transmite diretamente das torres de TV para os celulares.

Outra tecnologia é a MBMS (Multimedia Broadcast Multicast Service), que usa as redes de telefonia móvel para transmissões de TV.

Há ainda outra tecnologia, a DMB (Digital Multimedia Broadcasting), versão multimídia das rádios digitais que começou a ser usada na Coréia do Sul e está sendo adotada por diversas operadoras de telefonia móvel na Europa, Alemanha e Reino Unido incluídos.

Os proponentes do DVB-H e do DMB dizem que os métodos permitem que número ilimitado de celulares receba transmissões de TV, o que poderia torná-los efetivos para um mercado de massa no qual os usuários paguem uma taxa mensal fixa.

A Qualcomm, dos Estados Unidos, desenvolveu tecnologia própria, chamada MediaFlo, para transmitir programação de TV para celulares.

Mas o presidente da Ericsson, um dos gigantes no setor de equipamentos para telecomunicações, disse no começo da semana que as operadoras também estavam estudando o MBM por ser muito mais simples e permitir maior oferta de serviços a pedido. O grupo testou o MBMS em Estocolmo.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/305956/visualizar/