Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Domingo - 02 de Abril de 2006 às 09:46

    Imprimir


O analista da Lucra Corretora, Daniel Melo, prevê um cenário de dificuldades para o produtor, em função dos baixos preços adotados no mercado. “O produtor, mais uma vez, vai trabalhar com prejuízo e será obrigado a reduzir custos na próxima safra”.

Uma das alternativas para diminuir os custos e neutralizar os prejuízos é vender a produção via contratos futuros, já que o mercado interno não está oferecendo liquidez para o algodão.

Na avaliação do analista o problema cambial acabou estrangulando as principais commodities que sustentam a balança comercial de Mato Grosso que tem seus produtos travados em dólar.

“Com a queda do dólar, por exemplo, observamos que as grandes indústrias têxteis e de fiação do país registraram queda nas suas exportações. Assim, boa parte da produção nacional de tecidos acabou ficando no mercado interno, gerando aumento de oferta”, explica.

Segundo Melo, muitas indústrias reduziram suas compras, enquanto outras simplesmente suspenderam encomendas. “Os cotonicultores apostam agora nos contratos antecipados para garantir preços no futuro”.

Indonésia, China e Paquistão são os principais compradores de tecidos e algodão do Brasil. “Este ano, para complicar um pouco mais a situação da indústria têxtil nacional e dos produtores, a China vendeu muito tecido para o Brasil, concorrendo diretamente com as nossas indústrias”, aponta.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308618/visualizar/