Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 30 de Março de 2006 às 23:44

    Imprimir


De 5 de abril a 31 de julho, a Cinemateca Francesa apresentará uma grande exposição sobre o diretor espanhol Pedro Almodóvar. Os organizadores exaltaram a imagem do cineasta, considerando-o "extraordinário" em seu trabalho.

Esta é a segunda mostra organizada na sede da Cinemateca, depois das homenagens a Pierre-Auguste e Jean Renoir. Almodóvar Exhibition! é o título do evento, que inclui a exibição, uma Retrospectiva Almodóvar e um ciclo Carta Branca, formado por filmes escolhidos pelo cineasta.

Como preâmbulo ao evento, a editora Editions du Panama e a Cinemateca Francesa publicaram nesta quinta-feira o catálogo da exposição: oito cadernos temáticos sobre as distintas faces de Pedro Almodóvar como homem e artista, "com a ambição de estar à altura de seu talento", declararam os editores.

Este livro, realizado com a colaboração do próprio Almodóvar, tem o objetivo de ser "o equivalente estético dos filmes" do diretor espanhol.

Os oito cadernos que o compõem são organizados por temas, reproduzindo o percurso da exposição: Emoções, Almodóvar e Madri, Escritos, Em Pleno Corpo, A Figura Humana, Pop, A Vida Espetáculo e Almodóvar Exibição.

Cartas de artistas que trabalharam com ele, como Marisa Paredes, Pina Bausch e Caetano Veloso e textos de críticos de cinema e escritores acompanham as fotografias e ilustrações do livro.

"Almodóvar parece ter feito uma síntese da aventura humana: para ele, a vida é sonho, teatro e circo. Acima de tudo, seu cinema é isso", afirma no livro o escritor italiano Antonio Tabucchi.

Pedro Almodóvar estará em Paris na próxima semana para assistir inauguração da exposição dedicada a ele. O diretor também participa de uma mesa redonda no mesmo evento.





Fonte: af

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308691/visualizar/